Se você não sabe, a CrossFit está em pleno processo de revisão de todos os vídeos do Open de todos os atletas que estão com chances de classificação para o Games.
Recentemente a CrossFit revisou o resultado de Devin Ford (atleta que ja foi 6 vezes a Regionals) no 19.3 informaram que ele receberia uma grande penalidade por ter feito apenas 40 HSPU durante o 19.3. Ou seja, ele deixou de fazer as 10 últimas repetições de HSPU e a “grande penalidade” foi de 1 minuto e 10 segundos adicionados à sua pontuação original de 8:24, o que fez com que ele caísse de 15th no mundo para 131 no resultado do 19.3. Isso equivale a aproximadamente 7 segundos por HSPU. Comparativamente, Rich Froning foi avaliado uma penalidade de 3 segundos por double-under perdido no 19.2. Isso contudo, manteve a classificação de Devin Ford para os Games.
Explicação da CrossFit Games: “O Devin Ford registrou um tempo de 8:24 e enviou um vídeo de sua segunda tentativa de 19.3 para a análise oficial, o qual faltava 10 repetições. Mais tarde, a Ford apresentou um vídeo de sua primeira tentativa com todas as repetições feitas e com um tempo de 8:49. Ao invés de aceitar a pontuação original, ou modificar para coincidir com sua primeira tentativa, os oficiais emitiram uma penalidade maior em sua submissão original, resultando em um tempo de 9:34. ”
A confusão
Devin havia postado o seguinte no seu instagram:
Eu sempre odiei a mídia social. Garotas tirando fotos de sua bunda, caras mostrando apenas seus melhores levantamentos, e todo mundo postando fotos falsas … Então, não, eu não vou postar fotos idiotas … Eu estarei documentando como eu me tornei um dos mais aptos do mundo usando a ciência, nutrição e bio-hackeando meu corpo para competir em algo que eu não a genética pronta pra estar dentro
Veja o post abaixo:
Quando saiu o resultado da revisão do seu video do 19.3 foi aí que os atletas de elite da CrossFit, 8 atletas de ponta, resolveram ir pra cima e começaram a comentar nesse post do Devin, desde então Devin bloqueou para novos comentários, veja os comentários de alguns atletas:
-
Patrick Vellner: “Não se esqueça de usar técnicas de redução repentina de reps ! 🙌🏻 #hacktheopen ”
-
Brent Fikowski: ” @pvellner eu ouvi dizer que esse negócio de fitness fica bem mais fácil de se voce ignorar o total de reps e o os padrões de movimento.”
-
Travis Williams: “Fique com as selfies e fotos de bunda cara. Ninguém respeita um trapaceiro.
-
Lukas Esslinger: “Você deveria começar um canal no youtube. O primeiro vídeo deve ser: meus melhores truques para fazer menos trabalho em menos tempo ”.
-
Adam Klink: “Como treinador, fã e competidor do esporte, sinto que o ‘esporte’ do CrossFit está perdendo sua credibilidade. Eu coloquei a palavra ‘esporte’ entre aspas porque o CrossFit não tem um elemento chave; um conjunto específico de regras para competição… Na melhor das hipóteses, as regras do ‘esporte’ são vagas, permitindo que o CrossFit HQ lide com situações individuais que lhe convém. Acredito que todos os cinco vídeos devam ser revisados, mas talvez seja só eu… Eu quero ver o sucesso contínuo do Games, mas neste momento o CrossFit HQ está colocando em risco o futuro do ‘esporte’ ” . Declaração completa.
-
Dakota Rager: “ @adamklink Eu só pulei as últimas 7 repetições do treino. Posso inserir minha pontuação para terminar em 15:24? Vou até aceito uma pequena penalidade.
-
Jason Caroll: “ @fikowski @pvellner espera… então não deveríamos fazer todas as repetições? E se não precisa fazer a extensão completa? Merda eu tenho que fazer todos os 5 wods [do open]… ”
-
Tim Paulson: “O HQ[CrossFit] precisa rescindir o convite se quiser que esse esporte seja levado a sério, e o Open seja visto como um passo de qualificação legal e não um lugar cheio de performances questionáveis”.
Quer ver os videos?
Alguém conseguiu pegar o video do 19.3 antes que fosse retirado do ar. Veja abaixo ou acesse aqui
E aqui é um vídeo de Devin Ford fazendo um Diane(21-15-9 Reps For Time de Deadlift (225/155 lb) e Handstand Push-Ups). Veja abaixo ou acesse aqui
De fato, a alegação de muitos é que um vídeo com tanto problema deveria ter sido invalidado. Pois quase que compensaria “roubar” reps e receber penalidades. Se esse vídeo tivesse sido invalidado, por exemplo, Vellner entraria pelo Open e daria a vaga do Wodapalooza para o Noah Olsen, ainda sem vaga garantida aos Games 2019.