CrossFit e as dores no ombro

Na coluna de hoje, o fisioterapeuta oficial do TCB e seletivas, Rodrigo Cassemiro, vai tratar de um dos problemas mais comuns do crossfiteiro: dores no ombro. E passará alguns importantes exercícios para estabilização e fortalecimento do mesmo. Veja a seguir:

O CrossFit chegou no Brasil em 2008 – 2009 pelo Head Coach @joelfridman e desde então o que se viu foi uma verdadeira mudança no paradigma de treinos que eram praticados no Brasil. Hoje, com 1.200 box, somos o 2º país do mundo com mais afiliados, o primeiro é EUA. Ainda é um esporte que não tem 10 anos no Brasil, por esse motivo temos muito a pesquisar.

Muitos leigos apontam o CrossFit como causador de todo tipo de lesão, entretanto, está em 7º posição entre os esportes que mais lesionam, atrás por exemplo do Tênis. Na verdade, o importante entender todo contexto das dores que surgem nos treinos e identificar de fato como elas apareceram podendo estar relacionada à outras estruturas (ATM, cervicais, torácicas e até viscerais) ou se a rotina contribuiu para a formação da lesão.

Quase todos os movimentos do crossfit envolve o ombro, uma estrutura extremamente complexa, sujeita a instabilidade e com grande arco de movimento. O ombro está sujeito a grandes sobrecargas no dia à dia, causando alterações mecânicas e estruturais que vão comprometer o bom funcionamento e ritmo da mecânica articular. Imaginem esse aluno iniciando o CrossFit sem a devida observação por parte da equipe, certamente a possibilidade de sintomas será enorme. Adaptações nas aulas, exercícios preventivos, acompanhamento com fisioterapeutas, cuidado na progressão de cargas e principalmente a qualidade e experiência dos Coachs são ferramentas imprescindíveis em qualquer Box de CrossFit.

Veja a seguir alguns exercícios importantes para o ombro:

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo