Essa era uma das seletivas mais esperadas desta temporada do TCB do lado masculino. Isso por que tinha nomes já consagrados do esporte disputando-a, como Anderon Primo, Pedro Martins, Fábio Dechichi, Tato Outor, Vítor Caetano, Caetano Matalani, Murilo Moraco e Kaique Cerveny. Do lado feminino, nomes como o de Priscila Horvath, Bruna Fernandes, Amanda Baacetti e Gabi Moratti também despontavam entre as favoritas. E de fato, a seletiva não decepcionou.
Apesar de ter quebrado apenas um recorde, com Kaique Cerveny fechando a prova Popeye em 09 minutos e 24 segundos, ao se olhar o ranking geral pode-se perceber que dos 10 primeiros colocados na categoria elite/master masculina, 7 dos 10 primeiros colocados vem da seletiva de Vinhedo, incluindo todos os 5 primeiros. Espere pois que muitas das vagas pela classificação geral para as finais venham mesmo de lá.
Do lado das mulheres, a seletiva mais forte continua sendo a do Rio de Janeiro. Das top 10 do ranking geral, 5 são do Rio e 3 de Vinhedo, com Pricscila Horvath na 6a colocação, Daniela Coelho na 9a colocação e Amanda Bacetti na 10a.
Mais uma vez o atleta vencedor da seletiva não ganhou nenhuma prova. Mas com 3 segundos lugares e um 7o como pior colocação Pedro Martins, da CrossFit Viçosa, subiu ao lugar mais alto do pódio e garantiu sua terceira ida ao TCB. Ele que foi o 5o colocado ano passado, vai vir muito forte na disputa pelo primeiro lugar.
O tetracampeão do torneio, Anderon Primo, mesmo lesionado no ombro (porém liberado para competir), garantiu a segunda colocação geral e mais uma vez sua ida aos TCB. Resta saber se ele vai disputar mesmo o individual, tendo em vista a proximidade do Open.
Completando o pódio e com a vaga garantida, Kaique Cerveny finalmente carimbou a sua primeira ida ao TCB. Ele que ganhou o Brazilian Throwdown ano passado, disputou com a Equipe da CrossFit Bauru o Brazil CrossFit Championship esse ano, vai agora disputar o torneio que, segundo os próprios atletas, dá o título de Campeão Brasileiro de CrossFit. Do atletas do pódio, ele foi o único da vencer uma prova.
No caso das mulheres, a campeã foi a atleta Bruna Fernandes, da CrossFit Rio Preto, garantiu a sua primeira ida ao TCB ao vencer as seletivas de Vinhedo e subir no lugar mais alto do pódio. Ela venceu a prova Popeye e teve sua pior colocação um 15o lugar na confiança. De acordo com o narrador oficial do evento, Diego Zapparoli, ela chegou apenas buscando a classificação, de acordo com ela. No final do primeiro dia ela já mudou o objetivo para subir no pódio. E antes da última prova, ela comunicou ao Zappa que ia vencer as seletivas, e venceu.
No segundo lugar, Priscila Horvath, que liderou a competição feminina até a última prova. Ela que foi 3a colocada na seletiva de Curitiba ano passado e 9a colocada em seu primeiro TCB em 2018. Apesar da segunda colocação nessa seletiva, ela é a atleta feminina de Vinhedo mais bem posicionada no ranking geral.
Completando o pódio, temos Amanda Bacetti, que por anos tentou entrar no TCB, sendo por muitos desencorajada, até que em 2018 fez a sua estreia com a 18a colocação geral. Ela então investiu pesado no treinamento e conseguiu inclusive uma ida a sua primeira competição internacional, o Brazil CrossFit Championship na categoria individual.
Vale aqui ainda uma menção especial à duas atletas: Bia Clemente, da Pam CrossFit, e Luciane Macias, da CrossFit It’s Time. Bia ganhou todas as provas de sua categoria teen na seletiva e tem o melhor resultado também no ranking geral. Ela foi a vice campeã em 2018, perdendo a apenas para Luiza Marques que, aparentemente não disputará esse ano. Luciane também ganhou todas as provas de sua categoria Master 45+, mas deve ter um pouco mais de trabalho no TCB pois acabou tendo dois segundos no ranking geral.
Agora faltam apenas duas seletivas, Tubarão e Pindamonhangaba que terei eu, Sergio Sanchez, juntamente com Diego Zapparolli, que também assina este artigo, na narração. Vamos com tudo. Boa sorte a todos os atletas ainda.
Confira os melhores tempos de cada prova:
Masculino
-
Prova 1: 05:52 por Márcio Costa – Seletiva de Fortaleza
-
Prova 2: 110 Kgs por Gustavo Aranha – Seletiva de Brasília
-
Prova 3: 09:24 por Kaique Cerveny – Seletiva de Vinhedo
-
Prova 4: 09:59 por Filemon Souza – Seletiva do Rio de Janeiro
-
Prova 5: 06:07 por Bernardo Almeida – Seletiva do Rio de Janeiro
Feminino
-
Prova 1: 06:33 por Marina Ramos Jorge – Seletiva de Brasília e Marcella Alonso – Seletiva do Rio de Janeiro
-
Prova 2: 79 kgs por Brunela Poncio – Seletiva do Rio de Janeiro
-
Prova 3: 10:14 por Andressa Ferreira – Seletiva de Fortaleza
-
Prova 4: 10:27 por Thais Nunes – Seletiva do Rio de Janeiro
-
Prova 5: 05:26 por Luiza Dias – Seletiva de Brasília