Fizemos uma breve entrevista com um dos mais importantes coaches da atualidade no mundo do CrossFit sobre as mudanças que ocorreram na temporada de 2019: Ben Bergeron (@benbergeron) . Ele já foi coach do Mat Fraser, e atualmente ainda é coach de Katrin Davidsdottir, Brooke Wells e Cole Sager. Para tal, contamos com a sempre pronta colaboração de Fábio Broco (@fabiobroco)
HC: Ben, qual a sua opinião sobre a mudança de formato e o processo de eliminação? E sobre o perfil da provas?
Os campeões nacionais trouxeram uma sensação de vila olímpica para a parte inicial dos Jogos. A Cerimônia de Abertura foi legal e o fato de permitir que centenas de atletas pudessem ver como eles são em comparação aos melhores foi uma ótima mudança. Eu também gostei dos cortes! Deixar na competição apenas o top 10 no último dia é ótimo – já que pode ficar chato assistir a 4 baterias de homens e 4 baterias de mulheres fazendo a mesma prova. Acho que os cortes poderiam ter esperado até domingo de manhã e os eventos que levaram aos cortes poderiam ter sido ajustados para um teste mais equilibrado.
HC: Que avaliação você faz do desempenho de seus atletas nesse novo formato?
Eu fiquei orgulhoso da performance dos meus atletas na competição, da competitividade deles durante o fim de semana e da estabilidade que eles mantiveram entre as provas. Os cortes adicionaram um elemento extra de estresse e meus atletas estavam mentalmente preparados.
HC: O que você considera mudar para o próximo ciclo de treinamentos?
Continuaremos trabalhando em suas deficiências e com o Open acontecendo mais cedo este ano teremos mais tempo para chegar na fase que chamo “pronto para os Games”.