Dois atletas de dois times diferentes, que foram testados após suas respectivas semifinais, testaram positivo para GW1516, ou Endurobol, ou Cardarine. Os atletas e times são, de acordo com a CrossFit:
- Hunter Williams, do Team CrossFit CLT, forneceu uma amostra que continha sulfóxido GW1516, um metabólito do GW1516,2o lugar no Syndicate Crown em 22 de maio de 2022.
- Jaylond Franklin, do CrossFit Shoofly Storm Squadron, forneceu uma amostra que continha GW1516 sulfóxido e GW1516 sulfona, metabólitos de GW1516, 2o lugar no Mid-Atlantic CrossFit Challenge em 29 de maio de 2022.
O resultado ainda não foi finalizado. Quando um atleta é testado, ele fornece duas amostras. Se a amostra A resulta em um resultado positivo para alguma substância proibida, ele pode solicitar a contraprova na amostra B. Isso que está sendo feito agora. Quando indagamos à CrossFit sobre quando os resultados seriam públicos, ela notificou que apenas após o resultado da amostra B. Contudo, como os atletas já vieram à público, creio a que a empresa decidiu oficializar o resultado atual.
Kevin Steinhaus, uum dos membros do time da CrossFit CLT, postou em seu Instagram falando sobre o teste e que acredita que Hunter Williams caiu devido a uma contaminação cruzada com um suplemento. Jaylond Franklin comentou em uma entrevista que era o primeiro ano dele competindo de verdade e que ficou testando diversos suplementos, inclusive de amigos, sem ter cuidado necessário com o que estava tomando. Vale salientar que quando o atleta consegue provar contaminação cruzada, o atleta recebe uma punição menor de dois anos, como o caso de Lari Cunha. Contudo a CF é extremamente rigorosa e independente de tudo sempre responsabiliza os atletas pelo que eles tomam.
A cardarine é um SARMS (Selective Androgen Receptor Modulators) e muito conhecido entre os atletas de CrossFit. O mais famoso caso seria de Ricky Garard que perdeu o terceiro lugar e o pódio de 2017 e levou 4 anos de punição. Ele agora estará de volta aos Games esse ano depois de tanto tempo fora.
ENDUROBOL – GW 501516
Endurobol (GW 501516 ou Cardarine) é um produto químico desenvolvido na década de 1990 para prevenir e curar a formação de tumores no cólon, próstata e seios. Estudos realizados no início dos anos 2000 descobriram que o GW 501516 e outros agonistas do PPAR também foram capazes de parar distúrbios metabólicos, como obesidade e diabetes, através de expressões gênicas específicas. Também foi percebido que o endurobol tem a capacidade de queimar o tecido adiposo em excesso, melhorar a recuperação e aumentar drasticamente a resistência.
A pesquisa foi abandonada em 2007 porque os testes em animais mostraram que a droga fez com que o câncer se desenvolvesse rapidamente em vários órgãos. A WADA desenvolveu um teste para o GW501516 e outros produtos químicos relacionados e os adicionou à lista proibida em 2009; emitiu avisos adicionais aos atletas de que o GW501516 não é seguro.