Na hora de fazer uma dieta, escolher os produtos corretos é essencial. E nem tudo é o que parece. Por isso, vale à pena chamar a atenção que saber ler um rótulo faz parte do processo. Por parecer algo simples, mas muitos ainda caem em diversas armadilhas na ida ao mercado.
Por isso, aqui vão 5 passos para aprender a ler o rótulos dos alimentos:
- Não foque somente nas calorias: 100 calorias de azeite de oliva são diferentes de 100 calorias de sorvete.
- Não foque na tabela nutricional e sim na lista de ingredientes. Antes de saber a quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), o mais importante é sabor DE ONDE vem esses nutrientes. A lista de ingredientes apresenta-se na ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente do produto indica o que está em maior quantidade e o último em menor.
- Atente-se aos açúcares escondidos: xarope de glicose, glicose, açúcar invertido, frutose, glicose, maltose, dextrose, maltodextrina, sacarose, xarope de milho também são nomes para açúcar.
- Preste atenção no tamanho da porção.
- Evite transgênicos e siglas que você não sabe o que significam e nomes que não consegue pronunciar.
Vittória Martineli
CRN8-14445
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em medicina Ayurveda pela Casa João de Barro. Também possui formação em Modulação Intestinal por Murilo Pereira. Além de diversos cursos de extensão nas áreas de nutrição funcional e esportiva, com foco em saúde, longevidade, saúde da mulher, doenças autoimunes, alergias e intolerâncias alimentares, emagrecimento e ganho de massa magra.