No mês da prevenção do câncer de mama, não poderíamos deixar de fazer uma postagem dedicada à mulher crossfiteira.
Estima-se que 30 a 50% de todos os cânceres são preveníveis com um estilo de vida saudável. No caso do câncer de mama, oito a cada 10 mulheres teriam a doença evitada com o controle de fatores ambientais como obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, hábitos alimentares e uso de medicamentos.
A prática de exercício físico é um ponto chave na prevenção. Ele é capaz de reduzir o estresse oxidativo e a inflamação crônica corporal, além de promover emagrecimento, diminuindo o estado de hiperestrogenismo causado pelo excesso de peso. Todos estes fatores são determinantes no surgimento de uma célula tumoral.
Uma vez que a doença existe, controlar o sobrepeso também é crucial no sucesso terapêutico. Sabe-se que o excesso de tecido gorduroso prejudica a ação da quimioterapia e da radioterapia, diminuindo a chance de cura e remissão da doença.
Durante o tratamento do câncer de mama o exercício físico é capaz de aliviar o estresse e a ansiedade dessa fase tão deliciada da vida de uma mulher. Mas, neste caso fica o alerta: os exercícios devem ser de intensidade moderada devido ao estado catabólico da doença.
Até mesmo mulheres que já venceram essa batalha se beneficiam com a prática de exercícios físicos, pois restauram a força muscular, diminuem os sintomas de cansaço e melhoram a autoestima.
Sendo assim, o exercício físico é recomendado sempre! Seja na prevenção, no tratamento, na remissão ou cura da doença. O nosso corpo foi feito para manter-se em movimento!
Dra. Hemuara Pestana
Formada em Medicina pela PUCPR
Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
Pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN