Na Semifinal da North America East dos CrossFit Games de 2023, os atletas Jeffrey Adler e Emma Cary se destacaram, garantindo o primeiro lugar nas competições masculina e feminina, respectivamente.
No lado masculino, Jeffrey Adler conquistou a vitória com um total de 613 pontos, seguido de perto por Jayson Hopper com 598 pontos. Outros classificados notáveis incluem Dallin Pepper, Roman Khrennikov, Samuel Cournoyer e Noah Ohlsen, que se classificou para seu décimo CrossFit Games.
Na competição feminina, Emma Cary assegurou sua participação individual nos CrossFit Games com um total de 607 pontos. Danielle Brandon terminou em segundo lugar com 601 pontos, seguidas por Amanda Barnhart, Emma Lawson e Alexis Raptis.
Entre os times, destaque para o time da CrossFit East Nashville PRVN, da equipe de treinamento de Shane Orr e Tia-Clair, formados pelas estrelas Tim Paulson, Tola Morakinyo, Taylor Williamson e Andrea Nisler. O primeiro é um conhecido atleta individual, enquanto os outros três tendo disputado os Games por times já previamente. Em particular as duas mulheres faziam parte do time do Froning até o ano passado. Destaque também para o time AB – CrossFit Mayhem, liderado por um argentino e com uma colombiana, e um homem e uma mulher da Venezuela, que terminaram em 3o geral. Por fim, vale destacar a volta as Games dos irmão Smith, Ben e Alec, que ficaram com a 5a colocação geral.
Os 12 atletas homens e 11 atletas mulheres e 10 times se classificaram para os CrossFit Games de 2023 provando estar entre os os mais aptos em uma série de eventos desafiadores. Mas o evento não passou sem polêmica. Afinal tivemos alguns problemas com judges, com o cinto usado por um dos atletas e com a eliminação precoce de Alexandre Caron após não realizar um movimento válido na segunda prova das semifinais. Caron alegou ter rompido parcialmente o peitoral trinando para essa prova e optou por não faze-la no evento mas ainda assim ir disputar as semifinais. Apesar de ter notificado que não haveria trabalho mínimo exigido em cada teste, a CrossFit alegou que o head judge se dá ao direito de retirar qualquer atleta baseado em lesão ou possibilidade de piorar a lesão e que, se o atleta não disputou uma prova, ele tem que ter liberação do staff de médicos ou do head judge para continuar.
Homens
Na categoria masculina, Jeffrey Adler conquistou o primeiro lugar em um campo repleto de talentos. Jayson Hopper bem que tentou buscar no evento final mas acabou o dia na segunda colocação geral. Finalizando o pódio, ninguém menos que Dallin Pepper, o atleta que foi campeão dos Games 3 vezes na categoria teen (2017, 2018 e 2019), estreou na elite ano passado na 19a colocação e agora se põe de novo no holofote no terceiro lugar geral dessa semifinal.
O russo e vice-campeão ano passado carimbou sua ida aos Games esse ano com a 4a colocação e, mesmo estando longe da disputa do primeiro lugar, Noah Ohlsen acabou conquistando a primeira vitória em um teste da semifinal de sua carreira e se qualificou para seus 10º CrossFit Games. De acordo com o Morning Chalk Up, parece que 2023 será a última vez que veremos Ohlsen competir individualmente.
Spencer Panchik começou o dia fora da linha de qualificação, mas garantiu seu lugar terminando em terceiro no evento 6. Sua performance de 10:17 lhe deu os pontos necessários para impulsioná-lo ao 12º lugar geral, posição que manteve no Evento 7, garantindo seu ingresso para os CrossFit Games de 2023. Assim, ele manteve a tradição d e ter um Panchik nos Games desde 2012.
No caso dos homens, 3 farão a estreia na categoria: Luke Parker já havia disputado por times; já James Sprague e Jack Farlow disputaram previamente os Games como teens.
Os 12 atletas qualificados para os Jogos CrossFit 2023 na categoria masculina são:
- Jeffrey Adler (613 pontos)
- Jayson Hopper (598 pontos)
- Dallin Pepper (586 pontos)
- Roman Khrennikov (575 pontos)
- Samuel Cournoyer (538 pontos)
- Will Moorad (535 pontos)
- Noah Ohlsen (521 pontos)
- Luke Parker (513 pontos)
- Alex Vigneault (507 pontos)
- Jack Farlow (477 pontos)
- James Sprague (460 pontos)
- Spencer Panchik (439 pontos
Mulheres
A semifinal feminina da North America East de 2023 para os CrossFit Games foi cheia de competição acirrada e performances impressionantes. Em particular, a disputa entre Emma Cary e Danielle Brandon se definiu nos detalhes por quem ficaria no posto mais alto do pódio. E deu Emma! Uma bela recuperação para quem teve que ficar de fora ano passado por causa de uma lesão na coluna.
Vale destacar que será a primeira vez em 9 anos que Brooke Wells não estará nos CrossFit Games. Mas terá uma outra Wells a representando, sua irmã Sydney conseguiu a primeira classificação na carreira. Ela fará sua estreia esse ano nos Games, acompanhada de mais duas estreantes: Caroline Stanley e Shelby Neal. Shelby, na verdade, já disputou os Games como teens em 2016 e 2017 e agora consegue voltar como elite.
As 11 atletas que se classificaram para os CrossFit Games de 2023 são as seguintes:
- Emma Cary (607 pontos)
- Danielle Brandon (601 pontos)
- Amanda Barnhart (577 pontos)
- Emma Lawson (575 pontos)
- Alexis Raptis (564 pontos)
- Paige Powers (557 pontos)
- Sydney Wells (409 pontos)
- Feeroozeh Saghafi (398 pontos)
- Shelby Neal (397 pontos)
- Caroline Stanley (395 pontos)
- Paige Semenza (386 pontos)
Times
Veja os 10 times classificados para os CrossFit Games 2023:
- CrossFit East Nashville PRVN (573 pontos)
- CrossFit Move Fast lift Heavy 247 (549 pontos)
- AB CrossFit Mayheem (513 pontos)
- CrossFit Mayheem Independence (489 pontos)
- CrossFit Krypton (486 pontos)
- CrossFit CLT The Grit Haus (486 pontos)
- CrossFit OBA (471 pontos)
- TTT CrossFit Black (450 pontos)
- CrossFit PSC Invasion (450 pontos)
- CrossFit Milford Team Conquer (402 pontos)