O último final de semana foi marcado pela Semifinal NA East de CrossFit, que presenciou um evento inesperado: a retirada de dois competidores. Alexandre Caron e Korby Foxall, ambos atletas de alta performance, foram forçados a abandonar a competição devido a lesões pré-existentes na parte superior do corpo que os impediram de realizar o Teste 2, que envolvia um complexo de argolas.
Justin Bergh, Gerente Geral de Esportes da CrossFit, expressou sua tristeza pela situação: “Lamentamos profundamente a retirada dos atletas Alex e Korby. Nunca é fácil tomar decisões como essas, mas seria irresponsável de nossa parte permitir que um atleta lesionado competisse em uma prova de referência como a Linda.”
Bergh ressaltou ainda: “As lesões representam um dos desafios mais difíceis no mundo dos esportes. Nosso compromisso é com a melhor assistência médica para os atletas durante a competição e com a garantia de um jogo justo para todos os participantes. É decepcionante quando uma lesão impede um atleta de exibir o fruto de seu árduo treinamento.”
Durante a orientação obrigatória e o briefing do evento, que ocorreu antes do início da competição, os atletas foram informados de que:
Não existem requisitos mínimos de trabalho na Semifinal da América do Norte (NA East), mas espera-se que cada atleta se esforce ao máximo para completar cada teste durante a duração do seu respectivo heat.
Em caso de lesão, seja pré-existente ou adquirida durante a competição, qualquer atleta que não consiga terminar um evento ou que necessite de atenção médica após um evento deve ser liberado pela equipe médica da CrossFit e pelo Head Judge da CrossFit antes de voltar à competição.
O Head Judge da CrossFit possui autoridade para excluir qualquer atleta da competição com base na gravidade da lesão, na probabilidade de mais lesões e em outros fatores que possam afetar a saúde e segurança do atleta ou a integridade da competição.
Caso um atleta se ausente de parte ou de todo um evento enquanto recebe atendimento médico ou avaliação, ele não será permitido a retornar à competição.
Para evitar mais lesões e assegurar uma competição justa, onde todos os atletas realizem os mesmos testes nas mesmas condições, atletas lesionados que não possam executar um teste podem não ser autorizados a prosseguir na competição.