Roman KhrenniKhov: O campeão do povo!

Há emoções e acontecimentos que realmente só o esporte pode nos proporcionar! E os 2023 NOBULL Crossfit Games nos encantou novamente com momentos mágicos!

Com todos os elogios e reconhecimentos que Jeff Adler merece pela sua performance e pelo título de Fittest Man on Earth, parece ser unanimidade que “o cara”, o “campeão do povo”, que mais emocionou e inspirou não só Madison, mas a comunidade mundo a fora foi o Russo Roman KhrenniKhov.

A história o russo é daquelas dignas de roteiro de filme, que nos inspira e emociona ao mesmo tempo. Com performances dominantes na Europa, Roman já havia se classificado e sempre gerou muita curiosidade entre os especialistas sobre como seriam seus resultados enfrentando os melhores de todos os continentes nos Crossfit Games.

No entanto, essa dúvida persistiu por alguns anos, em função do seu visto americano ter sido negado várias vezes. Até que, em 2022, finalmente Roman conseguiu competir pela primeira vez nos Games presencialmente (em 2020 ele competiu a fase online devido à pandemia). No geral, teve uma performance bastante sólida, tendo como pior posição um 13º, e conquistou o segundo lugar geral, ficando atrás apenas de Justin Medeiros, o nosso querido “Chitãozinho”.

Mas não é só isso. Ao contrário do que se esperava de que o russo fosse mais tímido, sério e reservado, surpreendentemente o que se viu é o oposto, um atleta muito carismático e sorridente, que interage bem com o público e outros atletas, mesmo não dominando o idioma. Rapidamente, ele conquistou o carinho de todos.

Em 2023 ele foi novamente foi apontado como um dos favoritos ao título. No desenrolar da competição isso se confirmou. Com performances sólidas e dominantes, o russo liderava a competição até a prova 10 (Muscle Up Logs). A vitória de Adler o tiraria do primeiro lugar geral. Mas a surpresa maior teve outro motivo….

Aparentemente, o destino mais uma vez parecia querer pregar uma peça no russo e, ao saltar um dos obstáculos da prova 10, Roman torceu violentamente o pé esquerdo. Na adrenalina da prova, ainda conseguiu seguir normalmente conseguiu terminar num ótimo 4º lugar.

Só que o pós prova foi devastador e mostrou que a lesão era realmente muito séria e o sonho do título havia acabado ali. Já com o pé bastante inchado e dolorido, o diagnóstico naturalmente foi péssimo e a recomendação de médicos e fisioterapeutas foi que Roman deveria abandonar a competição.

Contudo, assumindo total responsabilidade, inclusive legal perante a Crossfit, num ato heroico, o russo resolveu continuar e participar das duas provas finais e realizar os movimentos que fossem possíveis. A notícia rapidamente se espalhou e a comoção foi geral.

E o que aconteceu a partir de então, foi um dos momentos mais bonitos, emocionantes e inspiradores da história dos Crossfit Games. Roman sabia que não tem mais chances de competir com Jeff Adler pelo título e que ficaria em último lugar na bateria de qualquer forma. Mas escolheu lutar, dar o exemplo de coragem e raça, não apenas ao seu filho, como ele comentou depois, mas também à toda comunidade do Crossfit.

Ele entrou na arena já mancando (usando um lifter no pé lesionado) para a penúltima prova, o cronometro é disparado, ele faz as paralelas e inicia a primeira série de DUs com apenas uma perna, alternando entre um single e um double, ainda desajeitado, sem qualquer chance de ser competitivo, tudo sob os olhares atônitos da torcida que, comovida, o apoiava, ficou em pé, ovacionou e o abraçou até o final do time cap.

O russo então nos dá um exemplo de garra, coragem e coração, mostrando ao mundo a sua essência. E talvez os deuses do esporte tenham sido sensibilizados e generosos e ele acaba não perdendo o seu merecido lugar no pódio e ainda ganha o título de espírito dos Games. Aquele que representaria o que o esporte tem de mais importante.

Que fique claro que o exemplo dele não se aplica ao seu dia a dia no sentido de treinar mesmo lesionado. Se você pensou nisso, mesmo que seja numa competição local, você perdeu a mensagem. Ele fez o que fez porque esperou anos para estar ali. Lutou a vida toda para estar ali. Treinou e se sacrificou de muita coisa para estar ali. E por isso ele não quis deixar de fazer o que tinha que ser feito. Não era uma competição qualquer, não era um dia qualquer nem um motivo qualquer. Era muito mais que isso.

O mundo vive um cenário geopolítico complexo, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, muitos cidadãos e atletas russos estão sendo hostilizados ao redor do mundo, mas a magia do esporte e o caráter se sobrepuseram a isso e Roman foi ovacionado no coliseum por um público majoritariamente norte americano.

E assim uma linda história foi escrita nos Crossfit Games 2023 que nos serve de exemplo e inspiração, tanto no esporte quanto na vida! Obrigado, Roman!

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo