Infelizmente, durante o teste antidoping nos CrossFit Games 2023 de Carol Gutierrez, 3a colocada na categoria 45-49, foram detectados metabólitos de Cardarine. Essa substância entra na categoria de SARMs, ou seja, moduladores seletivos do receptor de androgênio, e são proibidos de acordo com as regras dos CrossFit Games.
Em um vídeo emocionante em seu Instagram e YouTube, Carol comenta que nunca tomou essa substância. Ela procurou uma médica do esporte em setembro do ano passado após verificar que estava entrando na menopausa. Junto com a médica, optaram por um tratamento que envolvia progesterona industrial e um estradiol em gel manipulado juntamente com vitaminas manipuladas. A partir de Março, a médica optou por tirar todos os manipulados para evitar qualquer manipulação cruzada, temendo o que já aconteceu com outros atletas brasileiros. Durante Abril, Maio, Junho e Julho ela usou apenas a progesterona e o estradiol em gel comerciais, da indústria farmacêutica. Nem os suplementos sugeridos pela nutricionista ela tomava.
Por isso ela se encontra muito surpresa e abalada pelo resultado do teste. No vídeo, ela diz que de fato não sabe de onde poderia ter surgido o cardarine pois, como não toma mais nenhum manipulado, não tem como enviar para teste. Por isso, ela explica, recusou à ida ao TCB, já que sua classificação foi pelos Games e ela não queria constranger o evento.
Ela agora estar com advogado e vai entrar com recurso para a CrossFit. Ela finaliza o vídeo dizendo que é o momento mais difícil da vida dela e que só pede o suporte de todos. Nós só podemos torcer para que ela consiga reverter essa situação.
Saiba Mais
Para entender melhor sobre as substâncias proibidas no CrossFit e a importância de manter o esporte limpo, não deixe de conferir nosso artigo detalhado sobre o tema. Fique por dentro das regras e das medidas que estão sendo tomadas para garantir uma competição justa e equitativa para todos os atletas.