Sempre quando vamos falar de programação para box aparecem muitas dúvidas e questionamentos. E um dos assuntos que aparece com maior frequência é: Como definir se os treinos Rx do box vai ser para maioria ou para uma minoria?
Bom, por definição Rx é fazer o que está prescrito, sem que precise adaptar algo. Fato é, que geralmente os box com mais tempo de atividade tem os treinos Rx mais pesados. Os box novos se baseiam em que a maioria tá começando e então os treinos Rx são mais palpáveis para a grande massa.
E também tem os box com mais características competitivas aonde o head coach tem viés competitivo e acaba por transmitir isso na caneta. E não podemos esquecer os boxes que tem características mais comerciais, onde prescrever treinos teoricamente mais leves é mais atrativo. Mesmo sabendo que o treino leve ou pesado depende muito mais da magia do coach em fazer as suas adaptações e escalonamento do que propriamente o tipo de treino.
Na verdade sabemos que se for um treino Rx pesado, teremos maiores adaptações para a maioria e se tivermos um Rx leve, teremos adaptações para minoria. Lembrando que uma adaptação pode ser para mais ou para menos basta entender as necessidades do seu aluno.
O problema maior é que se fizermos sempre um treino pouco acessível, os alunos podem se sentir desmotivados pois nunca conseguem fazer um treino Rx. Contudo, se fizermos muito leve, desmotivaremos os alunos mais experientes que podem acabar abandonando o box com o tempo.
Dessa forma, não tem certo ou errado em fazer treino para minoria ou maioria. Tudo depende do seu público, do seu objetivo e da sua equipe de treinadores. Sendo assim, faça questão de conhecer bem o seu público e a característica do seu box. Analise com frequência o número de alunos que fazem como prescrito cada treino e acompanhem o desenvolvimento de todos.
O certo é fazer com que todos cheguem a alta intensidade com movimentos funcionais com variação constante.
O que não se pode permitir é falta de adaptações e atendimento ao público.
João Neto (@joaonetocf_ ).
Formado em Ed. Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e um dos primeiros treinadores nível 1 do Brasil. João possui mais de 11 anos de experiência no Crossfit, como programador e também na alta performance, ajudando a formar muitos Atletas Elite pelo Brasil.
Dentre suas formações, especializações e cursos nosso Head Coach conta no currículo: Crossfit L 2, Aerobic Capacity, Competitor Certificate, Endurance Certificate, Spot the Flaw Certificate, e também Head coach do Rio Carioca Games; Floripa Games; Double ig Challenge; The six challenge e Wodsocial Games.