Quem Vai Vencer os CrossFit Games Este Verão? Um Olhar nas Tendências Históricas

texto original: Morning Chalk Up

Tentar adivinhar quem vai ganhar os CrossFit Games pode parecer perda de tempo. O esporte é cheio de surpresas. Mas, quando Tia-Clair Toomey-Orr está na disputa, tudo muda de figura.

Fazer previsões é divertido e aumenta a empolgação. Claro, a forma mais precisa de prever os vencedores deste ano poderia envolver uma análise detalhada de dados históricos, performances passadas e resultados do leaderboard. Mas, há um jeito mais simples e direto: observar as tendências históricas.

A história pode não se repetir, mas ela adora padrões. Vamos dar uma olhada em três tendências consistentes dos últimos 13 anos para prever os vencedores deste verão. (Estamos começando em 2011, considerado o início da “era moderna” dos Games.)

Os Candidatos Desta Temporada

Entre as mulheres, as três principais concorrentes seriam:

No lado masculino, a disputa é mais acirrada. Os principais candidatos seriam:

Outros com chances incluem ainda Ricky Garard e Brent Fikowski.

Três Tendências Históricas Notáveis

1. Vencedores Repetidos são Comuns

Nos últimos 13 anos, houve apenas seis vencedoras femininas e cinco vencedores masculinos. Desses 11 atletas, seis foram vencedores repetidos:

  • Mulheres: Annie Thorisdottir, Katrin Davidstottir, Tia-Clair Toomey-Orr.
  • Homens: Rich Froning, Mat Fraser, Justin Medeiros.

Cada um deles repetiu a vitória em pelo menos dois anos consecutivos. Nenhum voltou ao topo depois de um ano fora (o que não é um bom sinal para Medeiros nesta temporada). Considerando isso, 66% das vezes, se alguém novo vence os Games, ele vence novamente no ano seguinte. Isso dá vantagem para Adler e Horvath nesta temporada.

2. Menos de Três Anos de Experiência é Ideal

Pode parecer que mais experiência leva a mais campeões, mas isso não é verdade. Bem, alguma experiência é necessária, mas não muita. Das seis vencedoras femininas e cinco vencedores masculinos desde 2011, ninguém além de Ben Smith competiu em mais de cinco CrossFit Games antes de vencer tudo.

Sete dos 11 vencedores desde 2013 estavam competindo em apenas seu segundo ou terceiro Games quando venceram. Isso é um bom sinal para Emma Lawson no lado feminino e Roman Khrennikov no lado masculino nesta temporada. Fikowski e Vellner, com oito Games (nove se contarmos o ano de equipe de Vellner), têm chances menores de levar o título este ano.

3. Do Pódio ao Campeão

Outra tendência é que o vencedor terminou em segundo ou terceiro no ano anterior à sua primeira vitória nos Games. Isso aconteceu em seis ocasiões:

  • Homens: Rich Froning (2º em 2010, 1º em 2011), Mat Fraser (2º em 2014, 1º em 2015), Justin Medeiros (3º em 2020, 1º em 2021).
  • Mulheres: Annie Thorisdottir (2ª em 2010, 1ª em 2011), Tia-Clair Toomey-Orr (2ª em 2016, 1ª em 2017), Laura Horvath (3ª em 2022, 1ª em 2023).

Para a temporada de 2024, essa tendência favorece Lawson e Khrennikov.

A Idade Ideal dos Vencedores

Nos últimos 13 anos, apenas um homem e uma mulher vencedores estavam na faixa dos 30 anos quando venceram: Sam Briggs (31 anos em 2013) e Mat Fraser (30 anos em 2020). Os vencedores mais jovens foram Justin Medeiros (22 anos em 2021) e Annie Thorisdottir (21 anos em 2011). A idade média dos vencedores, tanto homens quanto mulheres, é 26 anos.

Este ano, Jeff Adler, Brent Fikowski, Pat Vellner e Ricky Garard têm pelo menos 30 anos, assim como Tia-Clair Toomey-Orr, enquanto Emma Lawson ainda tem 19 aninhos. Isso deixa Laura Horvath (27), Justin Medeiros (24) e Roman Khrennikov (29) como os mais adequados em termos de idade.

O Que Esperar Este Ano?

Considerando as tendências, no lado masculino, parece que Jeff Adler ou talvez Roman Khrennikov têm a melhor chance de se tornar (ou permanecer) o Fittest Man on Earth neste verão. Quanto às mulheres, as tendências históricas favorecem Laura Horvath e Emma Lawson: Horvath porque vencedores pela primeira vez geralmente repetem no ano seguinte, e Lawson porque ela tem a quantidade certa de experiência nos Games e terminou em segundo lugar na última temporada.

Dito isso, talvez devêssemos jogar tudo isso pela janela. Afinal, nunca houve alguém como Tia-Clair Toomey-Orr.

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo