Continuando a aquecer os motores para o CrossFit Games 2024, trouxemos hoje a história de Kalyan Souza que está pela segunda vez indo ao CrossFit Games. De ilustre desconhecido a um dos grandes nomes do CrossFit Nacional, Kalyan repetiu o feito do ano passado e novamente garantiu sua vaga conseguindo, novamente, o segundo lugar na Copa Sur. Com isso, para continuar a nossa série, vamos falara do nosso veterano do Games, Kalyan Souza. Vamos ao resumo:
Quem é Kalyan Souza?
Há alguns momentos na vida em que se não prestarmos atenção corremos o risco de deixar passar fatos realmente marcantes. Em 2022, em um campeonato no interior de Americana, um ilustre desconhecido desbancava importantes nomes do CrossFit brasileiro, atletas elite TCB, e levava o primeiro lugar naquele campeonato. Seu nome era Kalyan Souza e sua performance foi absolutamente impressionante.
“Estávamos diante de um ‘atleta da pandemia’. Kalyan tinha acabado de fazer 21 anos e tinha passado os últimos dois anos de pandemia treinando no box do seu pai no interior de São Paulo na pequena cidade de Pirassununga. Ele começou com 15 anos CrossFit, mas aproveitou o período de isolamento para se aperfeiçoar. Quando a pandemia acabou, surgiu o atleta chamado Kalyan Souza”, relembra Sérgio Sanchez, criador do Hugocross. Mas de fato, para os demais surgiu uma dúvida: teria sido ele apenas um sucesso naquele campeonato?
O mundo descobre Kalyan Souza
Vem então o ano em que o mundo descobre Kalyan Souza. Mesmo com um 2º lugar no TCB, poucos sabiam ou conheciam bem Kalyan quando mais uma vez o atleta entrou para a Copa Sur, dessa vez no Rio de Janeiro. Embora os olhares atentos ainda focavam em Gui Malheiros e Kaique Cerveny, que vinha em uma crescente interessante durante a competição. O menino de 21 anos do interior de São Paulo e seu chapéu caipira passou a deixar todos surpresos com sua performance impressionante, desbancando grandes favoritos como Anderon Primo, Agustin Richelme e até Gui Malheiros.
Aliás, ele foi para a última prova com vantagem sobre Gui, mas ainda era possível perder para o então campeão do Copa Sur o segundo lugar e a vaga para os Games. Mas Kalyan não deixou dúvidas e ganhou a prova final para mostrar ao mundo a que veio e que veio para ficar. Kalyan conquista então sua primeira vaga aos CrossFit Games e seu nome ecoa entre os brasileiros. Porém, em seu ano de estreia, Kalyan não tem o desempenho que esperava e acabou não sobrevivendo ao primeiro corte. Dois eventos acabaram com suas chances: o pig chipper e o ski-bag. Esse último tinha um grande volume de sua fraqueza, o squat mais pesado, fazendo com que ficasse na última colocação na prova. Mas isso obviamente não seria a última vez que Kalyan iria aos Games e nem demoraria muito para tal.
Mais uma vez Kalyan Souza no Games
Em 2024, de volta ao Brasil, de volta ao Copa Sur, Kalyan não era mais um ilustre desconhecido. Kalyan era uma estrela. Um atleta Games, que não deixou nada disso subir á cabeça pois era ainda o mesmo menino simples de Pirassununga. Simpático e atencioso com todos, feliz da vida torcendo junto com aquele que se tornou um grande amigo, Bruno Marins. O “bromance” dos dois era contagiante com um torcendo pelo outro a cada prova. E mesmo enfrentando uma série de squats novamente que o prejudicou muito nas semis, Kalyan conseguiu mais uma vez um segundo lugar, mais uma vez uma vaga e mais uma vez uma chance de mostrar que está cada vez melhor.
“Lembro de ver o Kalyan correndo para beijar a esposa em 2023 após sua conquista e logo depois correr em direção de onde nós da imprensa estávamos. Então ele foi até o Sérgio e deu um abraço legítimo e emocionado, como de quem agradece a alguma coisa” relembra Guilherme. “Depois disso, o próprio Sérgio me contou que havia dito a Kalyan que ele ainda iria conseguir muita coisa. Naquele momento vi dois momentos: um olhar de quem enxerga muito além de prêmios e que consegue entender quem é quem dentro da arena. E um atleta agradecido e motivado pelas palavras de apoio que recebeu”.