Faltando um pouco mais de um mês para o CrossFit Copa Sur 2022 (@cfcopasur), a semifinal da América do Sul para os NOBULL CrossFit Games 2022, os atletas já fizeram a sua inscrição e devem estar agora em sua fase final de preparação. O evento ocorrerá de 10 a 12 de Junho em Vitória, no Espírito Santo e os ingressos já estão à venda. Uma coisa é certa, todos e todas ali estarão sedentos pela oportunidade de voltar ou estrear na maior competição mundial do nosso esporte e o show será garantido.
A disputa se dará entre 30 mulheres e 30 homens e apenas duas vagas para cada. Entre as mulheres, 17 são brasileiras, 5 são argentinas, 3 venezuelanas, 2 paraguaias e 1 chilena, 1 equatoriana e 1 colombiana. A média de idade delas é de 26,8 anos, de altura é de 1,61 m e de peso é 63,5 kg. Entre os homens a disputa será entre 16 brasileiros, 7 argentinos, 3 uruguaios, 2 venezuelanos1 colombiano e 1 chileno. A média de idade entre os homens é de 25 anos, enquanto a de altura é de 1,77m e de peso é de 87,6 kg.
Entre os favoritos devemos destacar de cara o nosso Guilherme Malheiros (@guimalheiros162). Ele ficou em 2o no Brazil CrossFit Championship (BCC) ano passado, garantiu sua ida aos Games e fez bonito ficando em 1o lugar em 3 eventos e no 7o lugar geral. Entre as mulheres, em minha singela opinião, Melina Rodriguez (@melrodriguezcf) tem tudo para repetir o feito de 2020 em que ganhou o último BCC presencial, antes da pandemia. Tanto Gui como Melina são da equipe de atletas da Mayhem (@mayhemathlete).
Se eles são os favoritos em suas categorias, temos muitos candidatos para a segunda vaga ou até mesmo para desbancá-los. Entre os homens temos o sempre favorito Anderon Primo (@anderonprimo), além de Kaique Cerveny (@kaiquecerveny) e Vitor Caetano (@vii_caetano). Todos esses três já foram campeões do TCB (@tcboficial) e seguem planilha do Bernardo da @bsbstrong, antigo treinador de Guilherme Malheiros. Não podemos esquecer de Pablo Chalfun (@pablo.chalfun), o primeiro brasileiro na elite ao conquistar a vaga nos regionais de 2018. Pedro Martins (@pedropbmartins) apesar de estar vindo de uma lesão é sempre um nome importante e nas últimas seletivas do TCB se mostrou muito bem recuperado. Estreando nessas competições teremos também alguns nomes que precisamos acompanhar, como Kalyan Souza (@kalyancf), Luiz Henrique Alves Moreira (@henriquemoreira119) e Bruno Grigoleto (@bgrigoleto). Os três competiram e ganharam recentemente as suas respectivas seletivas do TCB em cima de nomes de peso. Entre os não brasileiros, Augustin Richelme foi o último campeão do BCC mas não foi tão bem nos outros eventos quando presenciais. Quem eu apostaria que mais poderia ameaçar os brasileiros seria Nicolás Bidarte e Omar Martinez. Mas sempre podemos ser surpreendidos.
Entre as mulheres, temos boas candidatas para uma segunda vaga ou até desbancar Melina Rodriguez. Luiza Marques (@luizamarques148) disputou os Games 3 vezes como teen, de 2016 a 2018. Esse ano ela ganhou as quartas de final e vai disputar as semis no individual com boas chances. Além dela, sua colega de box, Julia Kato (@juhkatoo), que ficou em segundo nas quartas, vem como grande promessa. Além delas, Victória Campos (@vicfiamma013), brasileira que disputava os regionais do Pacífico e que agora está inscrita pela Mayheem pode surpreender. Entre as radicadas aqui no Brasil, nunca poderemos esquecer da master que foi pódio no BCC de 2020, Andréia Pinheiro (@andreiacp ), da atletas que brilharam em 2020 no TCB temos Amanda Fusuma (@amandafusuma) e a campeã do ano passado do TCB 4 All, Emily Andrade (@emilyandrade96). As outras estrangeiras que podem destruir nosso sonho, na minha opinião, seriam as experientes Carol Collin (@carolcolling) do Paraguai, a Chilena Constanza Cabrera (@conicabrerac) e a argentina Alexia Williams (@alexiawilliamss). Mas com tanta atleta nova e pós pandemia, fica difícil de saber ao certo.
Vejam todos os atletas classificados:
Mulheres
- Luiza Marques – @luizamarques148
- Julia Kato – @juhkatoo
- Melina Rodriguez – @melrodriguezcf
- Valentina Rangel – @cf.valenrangelv
- Victoria Campos – @vicfiamma013
- Alexia Williams – @alexiawilliamss
- Thais Nunes – @thaisnunes2nutri
- Jimena Delamer – @jimedelamer
- Carol Colling – @carolcolling
- Amanda Fusuma – @amandafusuma
- Lucy Pacheco – @lucypachec
- Kiara Priscilla schneider – @kiara_schneider
- Constenza Cabrera – @conicabrerac
- Claudia Amaral – @amaral24claudia
- Andreia Pinheiro – @andreiacp
- Emily Andrade – @emilyandrade96
- Caroline Ferreira – @carolinerifer
- Giovanna Magnani – @giimagnani
- Laura Gonzalez-Marin – @lauragonzyyy
- Evelin Alvarez – @alvarezevelinn
- Amanda Bacetti – @baacetti
- Bruna Fernandes – @f_bru
- Bruna Baxhix – @bbaxhix
- Maisa Ghanem – @maisaghanem
- Emiliana Guerra – @emilianaguerral
- Barbara Caravello – @barbicaravello
- Jane Silva – @janesilvacoach
- Gabi Marrafon – @gabiimarrafon
- Tassia Dadda – @tassiadadda
- Mailen Mauccione
Homens
- Guilherme Malheiros – @guimalheiros162
- Agustin Richelme – @agusrichelme
- Nicolas Bidarte – @nicolasbacha
- Kaique Carveny – @kaiquecerveny
- Anderon Primo – @anderonprimo
- Omar Martinez – @omarmartinezcf4l
- Gustavo Errico – @gustavo_errico97
- Martin Gonzalez – @martingonzalez.cf
- Lucas Da Rosa – @_lucasdarosa
- Santiago Combra – @santicomba
- Williams Rios – @_williams_rios
- Agustin Ezaquiel Guinazu
- Piero Gorichon – @piero.gorichon
- Bruno Miranda (marins) – @brunomarins15
- Thainã Toma – @beraldo_toma
- Guilherme Domingues – @guidominguescross
- Kalyan Souza – @kalyancf
- João Pedro Barcelos – @jpedrobarcelos_
- Maximiliano Arigossi – @negro.arigossi
- Vitor Caetano – @vii_caetano
- Lucas Arce – @lucas_arceeee
- Igor Lino – @igorflino
- Pedro Martins -@pedropbmartins
- Esteban Ospina – @bestospina
- Bruno Grigoleto – @bgrigoleto
- Nicolas Canil – @nico_canil
- Luiz Henrique Alves Moreira – @henriquemoreira119
- Pablo Chalfun – @pablo.chalfun
- Fabio Dechichi – @fabio_dechichi
- Juan Manuel Seitun – @jmseitun