Em geral, um maior teor de antioxidantes na dieta é associado a uma menor ocorrência do câncer de mama. Além de priorizar alimentos com essa fonte de nutriente, ter uma dieta saudável e equilibrada, rica em fibras, baixa em bebidas alcoólicas, embutidos e carnes processadas são passos efetivos para a prevenção da doença.
Aumentar o consumo de alimentos fonte de antioxidantes como:
– Carotenóides: melancia, tomate, cenoura, abóbora, mamão, acerola, goiaba, manga, goji berry, espinafre, abóbora.
– Vitamina C: laranja, morango, acerola, goiaba, mamão, goji berry, lichia, abacaxi, kiwi, pimentão, tomate.
– Vitamina E: gérmen de trigo, semente de girassol, avelã, óleo de girassol, amendoim, castanha do pará, amêndoa, pistache, abacate, azeite de oliva.
– Zinco: ostras, nozes, castanhas, semente de abóbora, aveia, frutos do mar.
– Selênio: castanha do Brasil, aveia, arroz integral.
Além da alimentação, é importante lembrar de evitar a exposição a xenobióticos (substâncias estranhas ao organismo humano como agrotóxicos, plásticos, aditivos alimentares) que também podem estimular o surgimento do câncer.
Outubro é sempre uma oportunidade de lembrarmos da importância da prevenção, e um dos fatores mais importantes é a mudança de hábitos e estilo de vida. Não esqueça, sua saúde em primeiro lugar.
Vittória Martineli
CRN8-14445
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em medicina Ayurveda pela Casa João de Barro. Também possui formação em Modulação Intestinal por Murilo Pereira. Além de diversos cursos de extensão nas áreas de nutrição funcional e esportiva, com foco em saúde, longevidade, saúde da mulher, doenças autoimunes, alergias e intolerâncias alimentares, emagrecimento e ganho de massa magra.