Mortes prematuras (30 a 69 anos) associadas ao consumo de ultraprocessados no Brasil chega a 57 mil por ano.

Mas o que são os ultraprocessados? São formulações industriais feitas com partes de alimentos e que geralmente contêm aditivos sintetizados em laboratório, como corantes, conservantes e aromatizantes. Salgadinhos de pacote, refrigerantes, pizzas congeladas e salsichas são apenas alguns exemplos.

Os aditivos alimentares são potencialmente inflamatórios e estão diretamente ligados a alteração da microbiota intestinal, causando desequilíbrio entre as bactérias intestinais, levando à obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e até câncer.

O crescente aumento no consumo dessa categoria de alimento se deve principalmente ao fato deles estarem se tornando mais baratos que os alimentos frescos. Mas ainda existem ótimas opções de consumo, acessíveis e muito mais saudáveis como, por exemplo, alimentos sazonais: frutas, legumes e verduras, quando adquiridos na época de sua safra natural, tem melhor qualidade nutricional, menor teor de agrotóxicos além de sabor e biodisponibilidade dos nutrientes ali presentes muito superior, e o custo mais baixo.

Dica de alimentos sazonais em nov/dez:

Frutas: abacaxi, ameixa, banana, coco verde e seco, manga, melancia, melão

Hortaliças: agrião, cheiro-verde, espinafre, rúcula, couve-flor

Legumes: abobrinha, berinjela, chuchu, tomate, cenoura e vagem

Vittória Martineli
CRN8-14445

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em medicina Ayurveda pela Casa João de Barro. Também possui formação em Modulação Intestinal por Murilo Pereira. Além de diversos cursos de extensão nas áreas de nutrição funcional e esportiva, com foco em saúde, longevidade, saúde da mulher, doenças autoimunes, alergias e intolerâncias alimentares, emagrecimento e ganho de massa magra.

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Pular para o conteúdo