Ano passado ela teve que esperar. E foi uma espera que ela não quis mais ter esse ano. Isso por que, ano passado, Luiza Dias havia terminado o open na 13a colocação e teve que aguardar a decisão das atletas individuais que iriam para times para ela ter a certeza que estaria nos regionais. Esse ano ela ficou na 5a colocação no open na América latina e garantiu seu passaporte para as regionais em San Antonio, Texas, de primeira. Com isso ela volta à segunda etapa e vai buscar uma vaga nos CrossFit Games! Com apenas 3 anos de treino, ter participado de dois regionais não é pouca coisa. Principalmente vindo de uma pessoa que odiou o CrossFit no primeiro mês e encontrou na Elo Crossfit (@elocrossfit) o que precisava. Confira a entrevista que Luiza Dias deu para o HugoCross e lembre-se de torcer para ela de 19 a 21 de Maio!!!!
HC: Ficha Técnica
Nome: Luiza Dias
Box: Elo crossfit
Tempo que treina: faço 3 anos no meio de abril
Benchmark favorito: Não sou muito fã de Benchmark mas o Amanda, tem seu lugar.
Ponto forte no CrossFit: ginastico
Ponto Fraco no CrossFit: Remo, bike, wall ball.
HC: Primeiro de tudo, parabéns ṕela classificação para os Regionais! E que evolução do ano passado para esse! Saiu da 13aposição no open ano passado e foi direto para a 5a! A que você atribiu essa evolução esse ano? O que mudou no seu treinamento?
Nosso esporte tem crescido bastante e se vc não se dedica após uma experiência ñ tão boa, significa que nada adiantou você passar por ela.
Depois da Regional, meu coach mudou meus treinos e passamos a treinar com mais frequência minhas dificuldades.
Ano passado foi um sofrimento o leaderboard, ñ sabia se as pessoas iriam de time ou individual então coloquei na minha cabeça que esse ano, eu ñ ia ter que esperar alguma desistência para eu ser chamada, já me classificaria se fosse da vontade de Deus e pronto. E foi o que aconteceu.
HC: Li no seu perfil que você praticou Ginástica e Capoeira. Acha que esses esportes te ajudaram agora no CrossFit?
Ginastica e capoeira contém muitos exercícios de explosão e o crossfit é um pouco a junção dessas duas modalidades, então, com certeza me ajudou.
HC: Por falar nisso, como descobriu o CrossFit?
Quando encerrei minha carreira como ginastica, procurei algo que fosse parecido mas até então, eu não tinha dimensão do que era o crossfit e nem sabia que existia coisa do tipo.
Me matriculei em uma academia de musculação, malhei por um ano e foi aí, que um professor me apresentou o crossfit. Desde então, estou praticando.
HC: Como que foi o primeiro contato?
Pessimo, só continuei no 1º mês pq ja tinha pago. Hahaha
HC: Como é a sua rotina de treino hoje? Passamos de um período de Open para os regionais! Isso muda a sua rotina?
Sim! Meus treinos serão mais focados para a regional .
HC: Ano passado você participou do seu primeiro regional e terminou na 41a colocação. Deve ter sido um aprendizado e tanto! Como a Luiza Dias vai enfrentar os Regionais esse ano? Acha que a experiência adquirida ano passado fará muita diferença?
Com certeza, estou com outra cabeça e mais focada!
HC: Temos hoje no Brasil 4 mulheres classificadas para os Regionais (mantendo o leaderboard congelado) e apenas 1 homem. Como que você vê essa evolução do CrossFit com o público feminino no Brasil?
Acho que o crossfit se tornou um amor coletivo no qual as pessoas sempre estão querendo melhor, os coach estudando cada vez mais e buscando o tão sonhado Games.
A partir daí vem a determinação, persistência.. por isso estamos melhorando!
Nosso espelho, são as atletas de Games, que treinam a quase 11 anos, quase também, o tempo que o crossfit apareceu no Brasil.
Devagar, a gente chega lá.
NOTA do HC: A entrevista foi realizada antes dops convites finais terem sido enviados. oje sabemos que são 7 mulheres e 5 homens no individual, além de 2 times classificados.
HC: O que podemos esperar da Luiza Dias daqui para frente em relação ao CrossFit?
Eu sempre estou buscando me surpreender e evoluir. Me classificar em 5º foi uma surpresa até pq 5 é meu número preferido.
Então, acho que estamos no caminho certo, como eu disse, devagar a gente chega lá e eu pretendo como sempre, dar o meu melhor! Com Deus, a gente chega lá,já já.