Painel de Afiliados: líderes da comunidade discutem acontecimentos

Uma reunião, organizada pelo aplicativo “Beyond the White Board”, um dos mais tradicionais e considerado oficial pela CrossFit, com os donos de boxes afiliados a marca CrossFit há mais de 10 anos movimentou a quinta-feira (11/06) pelo mundo. A intenção era debater e dividir a opinião de cada um sobre o que aconteceu e quais atitudes devem ser tomadas para que a boa imagem da marca seja recuperada.

Quem estava?

No painel, quem estava presente era o multicampeão dos CrossFit Games Rich Froning; uma das “original girls” Annie Sakamoto; um atleta com vários Games Chris Spealler, um cara de dentro do board tanto da parte de seguros de boxes como de treinamento da CrossFit, Jonathan Kinnick; Pat Sherwood, que até pouco tempo era do staff da CrossFit e sempre comentava os Games e os regionais quando tinha. Além deles, que também são donos de boxes há mais de 10 anos, teve participação de outros donos de boxes antigos, como Karianne Anthes, Chriss Smith Jr, Jennifer Hunter-Marshall (membro do staff que dava os cursos de Lvl1 por 7 anos e atleta de vários regionais) e David Osorio. Apesar de ter sido anunciado, Ben Smith não compareceu.

Quem mediou o evento foi Pat Sherwood. Ele começou perguntando a todos, alguns que já anunciaram a desfiliação, outros que não, exatamente a mesma coisa?

Que 3 coisas seriam necessárias para se manter a ligação com a CrossFit?

E quem primeiro respondeu foi um dos 53 donos de box de CrossFit preto (53 de quase 15.000), Chriss Smith Jr. Ele disse basicamente que a solução passaria por Greg Glassman largar de vez a CrossFit (ele continua como dono) e que fosse criado um board de afiliadas, eleito pelas próprias afiliadas. O argumento é que a CrossFit se tornou muito grande para ficar nas mãos de uma pessoa só. Esses argumentos foram apoiados por todos do painel. Alguns de forma bem mais enfática. David Osório falou que desfiliou e não volta mais.

Para Froning falta o sistema de pesos e contrapesos. E mostrou medo de de repente Greg decidir vender a firma para qualquer um e essa pessoa mudar tudo. Que ele deveria ser pago por tudo que fez, mas que as afiliadas fossem as donas da CF. Froning ainda não desfiliou, mas espera mudanças até Agosto ou não vai renovar. Ele lembrou a todos que Greg já tinha saído como CEO e colocado Jeff McCain no lugar. E quando Greg quis, demitiu Jeff, voltou e fez o que bem queria.

Annie Sakamoto, que ainda não desfiliou, disse que não vai renovar enquanto Greg estiver ligado a empresa pois não pretende dar um dólar a ele.

Jennifer Hunter-Marshall ainda levantou um importante ponto de reclamação constante que é a dificuldade de comunicação da CrossFit. Ela concorda com tudo mas lembra que eles são uma família, e que toda família tem seu tio estranho. E ela acha que precisa ser conversado sobre o que mais se precisa fazer. Ela sempre foi a única preta a fazer CrossFit, ou a única preta a estar no seminário de Lvl 1 (ministrando-o). E indagou em como fazer a voz deles ser mais ouvida.

Jonathan Kinnick frisou que não é uma franquia.  Disse que eles têm liberdade pra fazer e montar a comunidade da maneira que quiserem. E muitas pessoas não sabem disso. Por isso quando um mancha a reputação, mancha a de todos. E que o nome fica prejudicado quando Greg faz isso.

Chris Spealer chamou a atenção para tomar cuidado com o oportunismo e que, por mais que a comunidade dele permanecesse, ter uma comunidade global faz diferença. Por isso até foi sugerido que eles pudessem fazer algo a mais em conjunto.

Pat Sherwood, e foi concordado por muitos, que ele adoraria que o box dele se mantivesse afiliado por tudo que a marca e a metodologia representa. É sobre a comunidade. É muito mais que isso. É a profissionalização de ser um treinador. Sobre lutar contra doenças crônicas.  CrossFit é um lugar cheio de positividade. E ser afiliado é isso. E o que tá acontecendo nas redes sociais ou que foi dito no BuzzFeed. Ele, assim como os outros panelistas, comentou que isso não foi a primeira vez que eles se mostraram frustrados (Froning também falou isso). Mas essa foi o ponto onde não dava mais para suportar. Que o Greg deveria se perguntar, sou responsável por 15000 afiliadas, e o que eu vou fazer é bom para eles? Do mesmo jeito que o Greg fala que a decisão de cada afiliada tem que tomar a decisão baseada se será bom ou não para seus alunos. Além de falar da dificuldade financeira que muitos boxes estavam passando por causa da COVID e ver tudo isso…que ele não poderia ficar calado.

Ele falou que foi perguntado por que não tentou mudar por dentro? Por que ele trabalhava na sede, mas não na área que influenciaria as decisões da sede. Ele ainda mencionou que não falaria por Nicole Caroll (ela sim, diretora de treinamento,  com poder de decisão), mas que ele acha que ela fez o que tinha que ser feito para causar mudanças. Ele falou: você acha que ela jogaria no lixo uma carreira de 16 anos se ela conseguisse mudar tudo apenas com uma conversa? O mesmo que ele fez, mesmo sendo uma voz importante e conhecida da CF, ele se desfiliou e se demitiu com dor no coração para que mudanças ocorrerem.

Por fim ele perguntou se eles acham que se a entrada do Dave Castro era suficiente e se ele era a pessoa capaz de fazer isso.

Todos falaram que não sobre ser o suficiente. Pois Greg continuaria ser o dono da empresa, mesmo sem direito a voto (silenciado). De novo, muitos não gostariam de dar dinheiro ao Greg. Annie chamou a atenção que ela será sempre grata por ter começado a CrossFit, mas não vai pagar mais nada para ele. Pois ela não quer ter que defender o trabalho e o box dela o tempo todo. Froning disse que ele deveria ser pago pelo que fez.

Sobre se o Dave Castro seria capaz ou não de levar as mudanças necessárias como CEO, eles ficaram na dúvida. Todos falaram que o Dave se mataria para ir visitar cada afiliada, que ele ama e fala com as pessoas mesmo dormindo 2 horas diárias durante os Gamess. Não é uma questão se ele pode ou não fazer isso. Ele tem a paixão e o cuidado com a comunidade. Mas Greg precisaria sair. Dave é apenas uma pessoa e o board ainda se mostrou importante. Eles querem saber quais são as mudanças, agora. E não a daqui 6 meses. Pat ainda falou, se ele quer salvar o bebê dele (a empresa) ele tem que sair. Receber o que é de direito e sair.

Será que já houve mudança?

Alguma coisa pode ter mudado após a reunião. Até por que Dave Castro anunciou que os Games de 2020 será o último que ele irá programar e que os próximos Games seriam potencialmente programados por Rich Froning . Mas o próprio Rich Froning se pronunciou falando que não é bem assim:

“Considero Dave um amigo e, na verdade, um bom amigo. A afirmação sobre eu programar os Games feita na chamada de atleta dos CrossFit Games foi a primeira vez que ouvi algo sobre isso. Embora seja um trabalho dos sonhos e, honestamente, uma das mais altas honrarias que eu possa ter ou ser premiado no esporte, acho que há uma questão muito maior que precisa ser resolvida agora e que é a comunidade e as afiliadas.”

Rich Froning

Durante a reunião, Katrin Davidsdottir fez um post em seu Instagram, batendo na mesma tecla que muitos dos panelista. Veja a seguir:

“Então, o que mudou?

No início da semana e postei um post esperançoso, por que era onde eu estava. Eu acreditei que haveria mudanças para o melhor. Eu acreditava que estávamos no caminho para reconstruir nosso esporte & nossa comunidade.

Eu estou desapontada, para dizer o mínimo, com a solução que foi providenciada & eu não vejo mudança.  Isso pode ter dado para o mundo a manchete que eles queriam, mas fundamentalmente não houve mudança. Greg Glassman ainda não é o dono de 100% da CrossFit?

Eu acredito que precisamos de liderança, para ser liderado com integridade e moral. Um esporte movido pela unidade e inclusão. Ter os valores principais nos lugares certos.

O que temos por agora não é uma mudança que eu posso apoiar. Eu acredito que podemos & devemos fazer melhor que isso.”

Katrin Davidsdottir
https://www.instagram.com/p/CBTqoOwJme9/

E você? O que você pensa disso tudo?

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Pular para o conteúdo