CrossFit Brazil anuncia pagamento em reais, valor fixo e parcelado

No dia 22 de Agosto desse ano, Ricardinho Prudente @ricardinhoprudente, responsável pela CrossFit Brazil @crossfitbrazil, braço da CrossFit LLC no nosso país, fez um post em que oficializa que, a partir de agora, o valor da filiação pode ser pago em reais e é fixo em R$12.000,00 (doze mil reais) e pode ser parcelado em 12 x de R$1.000,00 (mil reais).

O valor da filiação já havia sido reduzido para o Brasil para US$2.250,00 (dois mil duzentos e cinquenta dólares) e era parcelado. O valor da filiação na cotação de hoje, onde um dólar vale R$5,11 daria R$ 11.489,62. Acrescentando a esse valor o IOF totalizaria R$12.222,66. A redução parece pouca, tendo em vista a cotação de hoje, mas as facilidades de pagar em real e não depender da variação do dólar e do IOF também ajudam nesse momento. Essa era uma reinvindicação antiga dos donos dos boxes no Brasil que finalmente viu realizada. Outra reinvindicação em processamento está no pagamento em reais dos cursos oferecidos pela CF como Level 1 e 2.

Contudo, se analisarmos os valores proporcionais pagos no Brasil e nos EUA, ainda há importantes diferenças. Para deixar comparação mais justa, podemos comparar com o número de alunos necessário para cobrir a filiação. Assumindo que cada aluno paga uma mensalidade média de R$ 300,00 no Brasil, precisaríamos de 3,3 alunos para cobrir o valor mensal da filiação. Nos EUA, assumindo um valor médio de US$150,00, precisaríamos de apenas dois. Isso sem contar o valor initial investido para montar o box e comprar os equipamentos que, proporcionalmente por matrícula, sai muito mais em conta lá do que aqui.

É um movimento no caminho certo, mas pode estar atrasado. Em junho de 2020, entramos no site de mapa da CrossFit e pegamos o número total de afiliados que existiam antes no Brasil e 1043 boxes estavam afiliados naquele momento. O ano de 2020 foi complicado pois não apenas foi o início da pandemia como também foi o ano das declarações polêmicas do ex-CEO, dono e criador Greg Glassman. Em Junho de 2021 fizemos uma nova recontagem e esse número já havia reduzido para 909, uma perda de quase 15%. Contudo, esse ano foi assustador. A contagem atual pelo site relata apenas 554 boxes afiliados, uma perda de quase 47% em apenas 2 anos.

O passo é importante, mas a comunidade pede mais. Não é raro ver comentários de donos de box perguntando quais são os benefícios de estar afiliado além de usar o nome? O que se ganha com isso?

Durante os CrossFit Games de 2022 ficamos sabendo que a CrossFit Inc. contratou uma nova agência de marketing que ficará focada em atrair mais pessoas para a modalidade de uma forma geral. Em conversa com a representante da agência, ela comentou que criarão as estratégias de marketing de forma regionalizada para cada país. O que é ao nosso ver já é uma grande mudança já que não lembro de ter visto nenhuma outra ação como essa feita pela CrossFit. Outra fator interessante é que nos últimos 2 anos a CrossFit vem montando uma estrutura para trabalhar o marketing da marca, com a contratação de uma Chief Marketing Officer e outros pessoas para a equipe dela, além desse novo projeto junto a uma agência de comunicação.

Em comunicado oficial, a CrossFit Brazil relatou que além da marca, a CrossFit Brasil ainda oferece:

“(…) acesso à ferramentas exclusivas tais como o Playbook, que é um documento voltado para a gestão de negócio e melhores práticas, e as Mesas Redondas, um ambiente para conectar e aprender com a experiência de outros afiliados ao redor do mundo.”

Além disso, no mesmo comunicado relatam a tradução do The Professional Coach – e-mail bimestral enviados a todos os coaches Level 1 com o objetivo de aprimorar as habilidades deles como coaches – e o estudo semanal desse conteúdo no grupo de estudos, liderado por Sérgio Landim. Há ainda os chamados Summits de Afiliados que acontecem periodicamente em diferentes regiões do Brasil.

Quando a modalidade chegou no país, estar afiliado era sinônimo de qualidade. Um diferencial no cuidado e na periodização. Hoje em dia, com o esporte mais difundido, o modelo antigo parece estar ultrapassado, e as pessoas pedem mais. Resta saber o que novo CEO Don Faul pode fazer para trazer a comunidade de volta.

Veja aqui o post completo da CrossFit no Instagram:

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Pular para o conteúdo