Novas mudanças para a temporada dos CrossFit Games 2023

Desde a drástica mudança de 2019 para incluir um representante por país nos Games, passando pela pandemia de COVID-19, a venda da CrossFit LLC e posterior demissão de Dave Castro, absolutamente NENHUMA temporada dos Games foi a igual ao ano anterior. E 2023 não será diferente.

Antes, vamos lembrar como a elite se classificava para os GAMES 2022: os atletas tinham que fazer o Open, os 10% melhores por região se classificavam para as quarta de final e os 30 melhores para a semifinal. Na semifinal era dada vaga aos melhores de cada região, com esse número variando de região para região. No caso da América do Sul, eram duas vagas dadas pelo Copa Sur, a semifinal que ocorreu em Vitória, esse ano. Iremos tratar aqui as mudanças em uma série de diferentes artigos, particularizando para cada categoria.

E agora? O que mudou para a Elite?

Todos começarão do mesmo jeito e igual em 2022: fazendo o Open. E assim como nesse ano, teremos quartas de final, semifinal e os Games. Então o que mudou exatamente? Para começar, algo que foi muito comentado esse ano se tornou realidade. Dada a grande diferença de de provas entre as semifinais, agora todas as semifinais do mundo inteiro farão exatamente os mesmos testes programados pela própria CrossFit. Ou seja, todos os atletas farão as mesmas provas.

Mas isso não representa a volta exatamente dos Regionais como era em 2018. Isso porquê em 2018 a CrossFit era a responsável por todas as semifinais e todos os usavam os mesmos equipamentos da Rogue. Isso ainda não é verdade. A CrossFit será responsável pelas semifinais da América do Norte e da Europa, mas as semifinais da América do Sul, Ásia, África e Oceania serão feitas por “parceiros”.

Por sinal, agora a América do Norte terá apenas duas semifinais ao invés de 4 . O mapa já está dividido de acordo com a parte leste e oeste e o atleta já saberá em que semifinal ele disputará. A Europa tinha duas semifinais e terá agora apenas uma. O número de vagas para cada semifinal ainda não foi divulgado oficialmente pela CrossFit maso coordenador geral esclareceu para o Morning Chalk Up que manterão as mesmas, ou seja: 10 para a América do Norte leste, 10 para América do Norte Oeste, 10 para a Europa, 2 América do Sul, 2 Asia, 3 Oceania e 1 Africa. Não haverá mais Last Chance Online Qualifier. Os últimos dois serão escolhidos num ranking das semis baseado na “força de cada semifinal”.

O número total de atletas nos CrossFit Games continuará sendo 40 e não haverá mais Last Chance Online Qualifier. Mas para chegar às finais, os atletas ainda deverão estar entre os 10% melhores de sua região para ir para às quartas. Nos quartas, eles deverão estar entre os 60 melhores da América do Norte e Europa, e 30 para o restante do mundo.

O Open terá 3 semanais como foi em 2022 e começará dia 16 de Fevereiro (mais uma vez o carnaval estará no meio). Os judges não poderão mais validar os scores e isso deverá ser feito pelo responsável do box. Caso o atleta não treine em um box afiliado, os vídeos deverão ser enviados para análise.

As datas das quartas e semis ainda não estão disponíveis. Mas dos CrossFit Games sim. E agora serão 6 dias de disputa de 01 a 06 de Agosto.

Mais detalhes sobre times, categoria de idades e atletas adaptados nas próximas matérias.

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Pular para o conteúdo