Assim como nos Games ano passado, open e quartas, vemos Adrian Bozman seguindo com suas variações inovadoras mais uma vez. Começamos no teste 1 onde temos um clássico endurance com Bike, Remo e Ski associado a um elemento de força com carga relativamente pesada. Uma variação diferente do habitual aonde os atletas mais fortes com bom endurance cardiorrespiratório ganharão vantagem.
Provável que o Sled será o elemento mais desafiador da prova.
Já no teste 2, um Complex de Ring Muscle up que, na minha opinião, poderia ser melhor elaborado. Porém, se formos pensar em equilíbrio, a tendência é que no teste 1 os atletas mais altos e fortes com bom endurance terão muita vantagem sobre os atletas menores e mais leves. Já no teste 2 isso inverte mesmo que a caixa seja um elemento desafiador aos mais baixinhos. Então pode ser que tenhamos um dia 1 equilibrado.
Passando para prova 3, um clássico benchmark com peso absoluto definido. E, assim, os mais fortes novamente ficam com vantagem. É uma prova que causa prejuízo não só no momento mas seus resíduos podem acabar com algum atleta para o resto da competição. A vantagem agora fica com os atletas que lidam melhor com os Bench press com Dumbbells pesados.
No teste 4 e 5 temos uma máxima de Snatch vindo de uma corrida forte, o que tende a beneficiar os atletas mais técnicos. Afinal, fazer levantamento máximo após uma corrida não tão curta é só pros mais especiais. E logo em seguida os snatches aparecem novamente, mas agora seguindo da corrida. Ou seja , na prova 4 os snatches maiores e mais técnicos e na prova 5 a corrida será mais determinante. Teremos aí uma mudança de leadboard pela frente.
A prova 6 não é só uma prova, ela é uma obra de arte. Elementos novos, resistência muscular, um variação invertida de puxa e empurra. Destaca-se as pirouettes que, na ginástica do Brasil, chamamos de câmbio e os legless ropeclimbs que serão sentados. Porém, o momento mais desafiador, assim como nas quartas será o Strict Chest to Wall Hspu. Uma prova de habilidades e resistência, bem no estilo Adrian Bozman. A melhor prova.
A prova 7, uma prova curta, clássica de finais em semifinais. Mas agora com elemento strongman e Bike.
Uma prova duríssima para quem estará precisando de bom resultado para entrar nos games.
João Neto (@joaonetocfig ).
Formado em Ed. Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e um dos primeiros treinadores nível 1 do Brasil. João possui mais de 11 anos de experiência no Crossfit, como programador e também na alta performance, ajudando a formar muitos Atletas Elite pelo Brasil.
Dentre suas formações, especializações e cursos nosso Head Coach conta no currículo: Crossfit L 2, Aerobic Capacity, Competitor Certificate, Endurance Certificate, Spot the Flaw Certificate, e também Head coach do Rio Carioca Games; Floripa Games; Double ig Challenge; The six challenge e Wodsocial Games.