Veja o nosso resumo da Copa Sur 2023 (Homens)

A semifinal que o carioca estava com saudade com um final que o Brasil não esperava. Desde a última regional do Games em 2018 quando Pablo Chalfun conquistou a vaga para a maior competição fitness da Terra, que o estado do Rio de Janeiro, não sediava um evento oficial da CrossFit. Com isso, ter uma semifinal acontecendo onde há cinco anos atrás onde conquistamos a primeira vaga para a elite dos Games, sem dúvida teve um sabor especial. Dessa vez, saímos com dois homens, uma mulher e um time classificado para os Games e o topo do pódio em todas as categorias. Porém, nada surpreendeu mais do que no resultado final da Copa Sur com a não classificação de Gui Malheiros para esse ano.

Visto como o único com vaga garantida para o Games, Malheiros teria tido uma semifinal espetacular…se não fosse a primeira prova. Foram três primeiros, um segundo, um terceiro, um sexto e um 15º lugar, esse último logo na prova de estreia. E com o nível de atletas que temos agora, principalmente dentro da Copa Sur, uma colação tão abaixo já é não mais aceitável. Kalyan ganhou duas provas e teve como a pior colocação um 6º lugar. Já Kaique, o grande campeão do evento, não ganhou nenhuma, mas ficou em 2º em cinco provas, teve um 3º e um 4º lugar, sua pior colocação. No esporte do fitness, o que vale é a consistência, foi isso que Kaique e Kalyan mostraram que tem…e de sobra.

O embate masculino no Copa Sur

A primeira prova da Copa Sur pode ter sido levada pelo Argentino Lago Giraldes, mas ali já se desenharia o início do embate entre Kaique e Kalyan. Já Gui se via numa situação pouco familiar, a de correr atrás do prejuízo. Ele começou bem ao ganhar a segunda prova do dia, só não contava com um 2º lugar do Kaique. A 6ª posição de Kalyan pode até ter sido um alívio naquele momento. Mas o problema é que depois disso, se viu que essa foi a única colocação fora do top 5 dele.

No sábado de manhã, o workout era uma adaptação do benchmark Linda e Gui sabia que tinha que ir bem. Com isso, cravou um belo tempo e um 2º lugar no teste 3. Mas quem venceu a prova surpreendendo? Kalyan Souza. E quem ficou em quarto? Kaique Cerveny. Gui subia no leaderboard, mas Kalyan e Kaique se afastavam agora dos demais. Porém na sequencia veio a prova de snatch, especialidade de Gui. Aliás, ele foi lá e no teste 5 cravou 310 lbs batendo o recorde da prova (que seria quebrado pouco depois por Tudor Magda).

Ele pode ter ganhado a prova, mas quem ficou em segundo e terceiro? Mais uma vez a dupla Kaique e Kalyan respectivamente. E eles ainda deram o troco no teste 5, pegando novamente um segundo, agora para Kalyan, e um terceiro, pra Kaique, enquanto Gui teve que ficar na 6ª colocação. A prova tinha oito snatches com 185 lbs seguido de 800m de corrida. Ou seja, seria complicado bater os dois.

Dia decisivo no Copa Sur

Último dia de competição e a prova era a mais temida para Kalyan, de acordo com ele. Talvez até para Kaique já que os dois tem o mesmo ponto fraco: strict hspu. Gui mais uma vez não decepcionou seus fãs que eram maioria na arena e bateu o recorde do teste 6 (que seria batido mais uma vez, só que agora por Justin Medeiros). Kaique novamente acabou na segunda colocação não demonstrando nenhum problema com o HSPU. Kalyan sofreu mais…e chegou a pensar que perderia a vaga como nos confidenciou recentemente numa entrevista. Mas fez o controle de danos e terminou em 6º lugar.

Se a distância entre Kaique e Kalyan era de apenas 8 pontos no começo do dia, ela se ampliou para quase 20. E a distância de Kalyan e Gui se reduziu de 40 para pouco mais de 20. A última prova definiria tudo. Só que o terceiro lugar precisaria de um milagre. Por que a última prova era especialmente boa para Kalyan e Kaique. E não deu outra. Kalyan em primeiro, Kaique mais uma vez, e em segundos, Gui em terceiro. Então assim como na última prova ficou o pódio. Com Kaique e Kalyan carimbando seu ingresso pra os Games 2023. e depois de quatro participações, sendo duas seguidas, Gui está fora das finais. Mas podemos ficar tranquilos pois estamos absurdamente bem representados.

Nossos representantes masculinos no Games

O jovem de 22 anos conseguiu ser melhor do que o primeiro do ranking em três das sete provas. Mas a consistência dos resultados deu a Kaique a certeza de vitória e a vaga para o Games. Porém, a vaga do Games não ficou tão certa para Kalyan que mesmo com os números a seu favor em relação a Gui Malheiros, não poderia se permitir ir mal em nenhuma das demais provas. Afinal de contas, Gui havia conseguido o primeiro lugar em três provas e ainda existia, mesmo que leve, uma chance para a vaga. Esse fato fez com Kalyan não se permitisse a muitos erros, o que fez a diferença, para que o “Caipira do CrossFit” levasse a segunda e última vaga masculina.

Gui acabou de fato subindo ao pódio, porém na terceira colocação da competição. Após a entrega de prêmios, o ídolo brasileiro e o primeiro brasileiro a entrar no Top 10 do mundo pediu o microfone para dizer algumas palavras ao público. Resumidamente, Gui explicou que estava em momento especial de se encontrar, contou que passou por uma depressão e uma falta de vontade de se empenhar com as mudanças que ocorreram com a sua saída do Brasil entre outros pontos. Como sempre temente a Deus, Gui fez questão de explicar sua visão e passar o que para ele é importante. No final da noite nossas equipes (Hugocross e Hora do Burpee) fizeram uma entrevista exclusiva com Kalyan Souza que pode ser vista no perfis dos dois sites.

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Pular para o conteúdo