Impossível falar de Copa Sur na categoria feminina e não dar destaque para Andreia Pinheiro. Afinal, a brasiliense Master esteve mais uma vez na competição dando um show mesmo, já tendo garantido a sua vaga na categoria 40-44. Ao final do primeiro dia de competição ela conseguiu o ponto mais alto do ranking. Ainda tínhamos na sequencia Alexia Williams na segunda colocação e uma Victoria Campos amargando a sexta colocação geral.
Aliás, a também atleta da Mayhem, parecia estar repetindo a mesma situação vista no masculino. Uma vez que Vic Campos teria que se recuperar depois de um amargo 14º lugar na primeira prova e um 2º no teste 2. Porém, o segundo dia de competições foi um verdadeiro divisor de águas para a categoria. Vic garantiu o primeiro lugar no teste 3, seguida de Valentina Rangel e Andreia Pinheiro. Alexia se manteve firme com um quinto lugar na prova.
O problema maior para Andréia veio exatamente no teste 4: o RM de snatch após 800m de corrida: 18º lugar. Mesmo com Alexia não tendo indo tão bem, esse resultado teria tirado muito da vantagem que Andréia tinha construído. Entretanto, mesmo com um baixo RM, a argentina deu a volta por cima e mostrou isso ao vencer o teste 5, após oito snatches e um sprint final.
A constância de resultados
Mais uma vez, no esporte do fitness, a constância conta mais que a vitória. Andreia não foi bem na 6ª prova, travando no HSPU, e caindo da 2ª para a 5ª colocação. Já Vic Campos parecia ter deixado para trás seu pior resultado na prova 1 e, na primeira colocação geral, a vaga iria depender apenas dela. No 2º lugar, bem sólida, estava a argentina Alexia querendo carimbar seu ticket para seu primeiro CrossFit Games. Ela não havia ganhado nenhuma prova até então. Mas não tinha ido mal em nenhuma outra também,. Depois de um 2º lugar no teste 1, ela variou entre o 5º e o 7º no restante das provas.
Na última etapa, ela garantiu a vitória que faltava e conseguiu realizar seu sonho. Aliás, a atleta ficou tão emocionada que nem conseguiu dar entrevista de tanto que chorava. Valentina Rangel que passou boa parte da competição em 4º lugar acabou passando Andreia no domingo e subiu no 3º lugar do pódio. Após conseguir o 2º lugar na prova final, Vic Campos garantiu o ponto mais alto do pódio da Copa Sur e o seu retorno aos Games em 2023.