Chegou ao fim a temporada do TCB 2023. Depois de 7 seletivas, os principais atletas se reuniram no feriado de 07 de Setembro para o começo do evento para, apenas no dia 10 de Setembro, após diversas provas, conhecermos os campeões na categoria elite, times, masters e teens. Foi a primeira vez desde o surgimento do evento que um outro coach programou todas as provas desde as seletivas, o italiano Andrea Barbotti, o que pegou muitos atletas de surpresa pela mudança de estilo. Independentemente da surpresa, o que foi visto na arena foi um show de organização, performance dos atletas e um evento que marcou história.
A competição foi disputadíssima em diversas categorias, tanto que o pódio final só foi de fato decidido após a última prova, que era na verdade duas com cada uma valendo 200 pontos. E que prova final com elementos de ginástico mais elaborados que alterou drasticamente o leaderboard da elite feminina e consolidou o resultado final dos times e elite masculina, mas de forma absolutamente dramática. Nas categorias de idade não foi diferente, com mudanças também significativas decididas apenas no final.
Elite Masculina
Na elite masculina já no começo do campeonato foi se firmando o pódio do campeonato mas não necessariamente a ordem. Isso por que Anderon Primo, Luiz Henrique Alves Moreira e Pedro Martins disputaram em pé de igualdade do início ao fim. Apesar da liderança ter se trocado principalmente entre Anderon e Henrique, Pedro nunca deixou a disputa dos dois ficar muito longe. Por sinal, após um sábado não muito bom para Henrique, a indefinição do campeonato na última prova ficou mesmo entre Anderon e Pedro Martins. E foi essa disputa principal que fez tudo ficar ainda mais interessante esse ano, finalizando com o hexacampeonato de Anderon Primo, o terceiro vice campeonato de Pedro Martins e o primeiro pódio na elite de Luiz Henrique na 3a colocação.
Além disso, podemos destacar o TCB de Christian Khaled que mesmo lesionado acabou na quarta colocação, a volta de Pablo Chalfun na 5a colocação geral e o pupilo de Pablo, Caio Nascimento, estreando na 6a colocação geral.
Elite Feminino
Na categoria elite feminino tivemos um campeonato inicial impressionante de Aline Cabral, que ganhou as 4 primeiras provas. Mas conforme seus pontos mais fracos eram colocados em prova, os ginásticos, mais ela caia. E ai a estreante Gabriela Luque começou a liderar e a fazer bonito e ficou na liderança de boa parte da competição. Mas logo colada nela tinha Fernanda Dotto que mostrou esse ano o quanto melhorou absurdamente os seus ginásticos e começou a lutar pelo lugar mais alto do pódio – lembrando que ela foi vice ano passado. Indo para a última prova, tínhamos Gabriela Luque em primeiro, Fernanda Dotto em segundo, Aline Cabral em terceiro e Emily Andrade em quarto. Numa prova cheia de ginásticos complexos, Dotto mostrou que de fato fez seu dever de casa, Emily reforçou por que é considerada especialista e, infelizmente, nem Aline nem Gabriela conseguiram passar do primeiro movimento, uma pirueta.
O leaderboard terminou portanto com o primeiro título de Fernana Dotto, seguida por Emily Andrade e a estreante, Gabriela Luque em terceiro, validando todo seu esforço durante os primeiros dias de competição.
Equipes
A liderança das equipes variou bastante durante os dias de TCB 2023. Mas já nos últimos dias de prova foi se firmando entre Treta e Soren 1 que lutaram ponto a ponto até o final. E foi apenas no final mesmo que o team treta garantiu a vitória com Tárcio Santos voando no handstand walk nos últimos momentos de prova. Mas a Soren tem muito a comemorar pois colocou os 2 times no pódio, o Soren 1 e Soren 2. Foi a primeira vez na história que isso ocorreu no TCB. O time Mamutes, que tinha membros que competiram pela K9 ano passado e tinham conquistado o segundo lugar acabaram na 4a colocação esse ano. Destaque também para o excelente campeonato da Dorf CrossFit, estreante, que conquistou um excelente 5o lugar e chegou a liderar a competição.
Masters
Entre os masters, destaque para o excelente campeonato de Vivi Aiello que dominou a categoria 35-39 do início ao fim. Ela foi seguida por Jussara Aguiar, que conquistou seu primeiro pódio no TCB e Ana Beatriz Gonzalez na terceira colocação.
Nos homens 35-39, o domínio foi de Chiquinho, que já tinha sido tri campeão na elite e campeão do 35-39. Ele foi seguido de Bruno Barrus, estreante na categoria 35-39 e que subiu ao pódio na primeira vez no TCB. Na 3a colocação tivemos Leo Roscoe, também estreante na categoria mas que já foi vice-campeão na elite em 2016.
No 40-44, o lugar mais alto no pódio foi de Pollyana Bezerra que, além do lugar mais alto ainda garantiu um pedido de casamento de sua agora noiva. Ela foi seguida por Karol Paiva e Deise Martins. Entre os homens tivemos o sempre excelente Kaká Martins no primeiro lugar geral.Numa reviravolta no finalzinho tivemos o segundo lugar abocanhado pelo estreante Jonny Andreus e o terceiro lugar com Marcelo Oliveira, que não teve um bom início mas um excelente final de campeonato.
Na categoria 45-49, Ana Paula Fonseca, a mais experiente de todas as atletas, foi mais uma vez campeã do TCB somando 3 títulos no total. Ro Morais acabou na segunda colocação e Suzana Bonini na terceira. A dispta ano que vem será interessante até por que Ana Paula muda de categoria para a 50+. Entre os homens tivemos uma disputa interessantíssima entre Emerson Magalhães, Marcos Bonatto e Mário Cacace. No final a vitória ficou com o mais novo da categoria, Emerson Magalhães, seguido de Marcos Bonatto e Mário Cacace.
Na categoria 50+, Jo Cordeiro que perdeu o primeiro lugar ano passado por não saber nadar, lavou a alma esse ano e se sagrou a grande campeã mais uma vez. Ela foi seguida da estreante Joselene de Oliveira e de Rose Pardelli. Entre os homens, depois de 4 vice-campeonatos no TCB, o nosso “vasco da gama” Massusinei Silva finalmente se sagrou campeão do TCB. Ele foi seguido de Fabrício Melo, que foi chamado aos 45′ do segundo tempo após uma desistência, e de Ronaldo Formigão.
Teens
Entre as teens, o destaque ficou na briga entre Livia Santana, Ludy Reis e Ana Laura Cattai. E foi na última prova praticamente que Livia Santana se sagrou bicampeã do TCB, seguida de Ana Laura Cattai e Ludy Reis. Entre os meninos, Igor Garcia, segundo lugar ano passado, se despede da categoria com a vitória nela. Ele foi seguido por Juan Correia e Ricardo Rocha que também garantiu seu lugar no pódio apenas na prova final.
Espírito da Competição
Em 2019, Fernanda Dotto acabou perdendo o primeiro lugar e o pódio por travar nas argolas pela sua dificuldade no movimento. Ela, naquele ano, ganhou o premio espirito do TCB. Esse premio é dado a um atleta escolhido pelos 3 colocados no pódio elite masculino e feminino. Esse ano, Dotto e os restantes escolheram dar o premio para Aline Cabral. Aline que perdeu o pódio também por causa dos movimentos ginásticos, recebeu o premio da mão da Dotto, como uma forma de incentivo para que ela venha ano que vem ainda melhor, como aconteceu com a própria Dotto.
Wodapalooza Latam
O TCB foi um dos eventos da América Latina escolhidos pelo Wodapalooza, competição importante que ocorre nos EUA, para enviar 2 atletas masculino e feminino para competir na nova categoria Latam da competição. Esse ano os convidados serão Fernanda Dotto, Emily Andrade, Anderon Primo e Luiz Henrique Alves Moreira.
Curtiram o evento? E a transmissão que ficou a cargo do nosso Sergio Sanchez? Comentem a seguir.