No início, a competição de times dos CrossFit Games sempre foi a “Copa dos Afiliados”, ou seja, para participar, o box tinha que ser afiliado à CrossFit e todos os atletas deveriam treinar fisicamente no mesmo lugar. As mudanças de Greg Glassman na temporada 2019 trouxeram os chamados supertimes. Com a pandemia, não houve essa competição em 2020 e em 2021 a CF voltou com a ideia de Copa dos Afiliados e assim se repetirá no ano que vem.
Mudou algo para os times?
O processo inicial é o mesmo. Todos começarão fazendo o Open individualmente. Contudo, o box deve inscrever um time e incluir os atletas nos times (não há limite para isso). Cada box pode ter, inclusive, mais de um time. As pontuações de cada atleta se somam para compor o score do time. Após essa primeira fase, cada time deve escolher 6 atletas (dois homens, duas mulheres e dois substitutos) para competir nas quartas-de-final, semifinal e, se der tudo certo, os CrossFit Games. Esse time de 6 pessoas é fixo até o final da temporada.
Ai, 25% dos melhores times de cada região se classificarão para a segunda fase, as quartas. Essas serão on-line e ocorrerão de 29 à 31 de Marco de 2022. Ou seja, se quarta à sexta e serão duas janelas para submeter os resultados. Dessa vez, os atletas podem competir em quantas quartas-de-final que eles quiserem: times, individual e/ou categoria de idade.
Das quartas, 20 times serão selecionados para competir na semifinal presencial. No caso da América do Sul, 2 times então serão selecionados para os CrossFit Games. Lembrando que nas semifinais presenciais, a CF será a grande responsável por montar todos os workouts. Ou seja, serão todos iguais. As semis ocorrerão entre 18 de Maio de 4 de Junho. Ainda não temos uma data definida aqui no Brasil.