Para alguns é época de confraternização mas também de muita superação no seu box e, para outros, começa a temporada e é sinônimo de abdicação.
O open Games é a 1ª Fase dos CrossFit Games e também a fase mais festejada pela grande maioria da comunidade CrossFit. Nesta fase temos um mix de confraternização, união e superação de todos os box ao redor do mundo. Alunos conquistam movimentos, superam medos e fazem coisas que não esperavam fazer. E é nesta fase também que os atletas da Elite começam a sua temporada. Hoje muitos não se preocupam com ela, afinal todos tem grandes chances de classificação para a próxima etapa.
Mas e como treinar ? Como se preparar para esse tal do Open ??
Bom, para alunos do box, essa é a hora de ter um foco um pouco maior do que o normal, afinal o open não deixa de ser uma competição e, por instinto, você vai sempre querer competir. Neste momento você deve melhorar sua alimentação, aumentar os treinos metabólicos e corrigir algumas falhas técnicas.
Por características históricas, os treinos do Open Games são de viés mais metabólicos onde a prioridade são movimentos que se complementam e que exigem bastante do seu sistema cardiorrespiratório. Também é muito comum apareceram os principais movimentos nesta fase: Thruster, Double Under, chest to bar Pullups e Box Jump. Portanto, está na hora de focar nestes movimentos.
E os atletas de Elite ?
A grande maioria não se preocupa com esta fase, eles até se poupam. Dificilmente repetem esses Wods ou se doam totalmente para estes testes. Eles estão pensando nas fases seguintes. Porém, neste momento, eles já devem estar preparados para temporada.
Geralmente, já saíram do período de base onde a ideia é construir as principais valências exigidas (força,resistência, velocidade e etc) e já entram em um período pré competitivo onde suas programações já se baseiam em movimentos mais comuns entre as competições.
Alguns chegam a fazer 3 sessões de treino por dia, se abdicam de tudo e todos pois ali é a vida deles e delas. Neste período é: Come, Treina e Dorme… e repete isso incansavelmente. Mas quando se inicia as fases principais classificatórias…aí que começa o jogo. Teste, Re-Teste, estratégias, estratégias, olhar leadboard, olhar leadboard e se der mais um Re-Test.
Para muitos não sobra muito tempo pra treinar pois o tempo que tem é pra recuperar. Nesta fase, a grande maioria não treina pensando em ganhos, pensam apenas em manter, lapidar e corrigir para que não cometam falhas que pode custar uma ida aos CrossFit Games.
No final das contas, treinar pra Open ou fases seguintes sempre vai melhorar seu fitness, afinal é momento de levar o treinamento a sério. Seja pra superar-se ou para classificar representando seu país.
João Neto (@joaonetocfig ).
Formado em Ed. Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e um dos primeiros treinadores nível 1 do Brasil. João possui mais de 11 anos de experiência no Crossfit, como programador e também na alta performance, ajudando a formar muitos Atletas Elite pelo Brasil.
Dentre suas formações, especializações e cursos nosso Head Coach conta no currículo: Crossfit L 2, Aerobic Capacity, Competitor Certificate, Endurance Certificate, Spot the Flaw Certificate, e também Head coach do Rio Carioca Games; Floripa Games; Double ig Challenge; The six challenge e Wodsocial Games.