Hoje, a Associação Profissional de Atletas de Fitness (PFAA – do inglês Professional Fitness Athletes Association) fez uma série de exigências à organização do CrossFit após a morte do atleta Lazar Đukić. A PFAA, que representa os atletas que competem nos CrossFit Games, expressou sua preocupação com a falta de transparência e segurança no esporte.
Numa entrevita à Mens Health, Brent Fikowski, presidente da associação disse: “Meu amigo morreu nos CrossFit Games. Agora, nós exigimos mudanças”. Em um comunicado oficial, a PFAA destacou três demandas principais para a organização do CrossFit:
- Mudança na Liderança: A PFAA também pediu a remoção de Dave Castro de sua posição na equipe de esportes, o que sinaliza uma necessidade de mudança na liderança e abordagem dentro da organização.
- Transparência: A PFAA exige que o CrossFit forneça um nível apropriado de transparência sobre a investigação em torno da morte de Lazar Đukić. A associação quer garantias de que as mudanças necessárias serão implementadas para proteger todos os atletas no futuro.
- Segurança: A criação de uma equipe de segurança independente para trabalhar em conjunto com a PFAA foi outra exigência central. A intenção é que essa equipe ajude a monitorar e garantir a segurança dos atletas de forma contínua.
Essas demandas foram assinadas pelo comitê da PFAA que inclui: Annie Thorisdotti, Brent Fikowski, Pat Vellner, Dina Swift, Fee Saghafi, Leeverne Engelbrecht, Royce Dunn e Victória Campos. Vale lembrar que Lazar Đukić e Luka Đukić faziam parte da PFAA. Esse é um momento crítico para o esporte, e todos os olhos estão voltados para as próximas ações da organização. Veja a tradução da carta a seguir:
A PFAA representa os interesses dos atletas que competem na temporada do CrossFit Games. O esporte é baseado no princípio de que os atletas não conhecem todos os detalhes dos eventos em que participam, mas sempre assumimos que, se algo desse errado, eles nos salvariam. Estávamos errados.
- Exigimos um nível apropriado de transparência entre o CrossFit e a PFAA em relação à investigação de terceiros sobre a morte de Lazar Đukić e as mudanças subsequentes feitas para proteger todos os atletas daqui para frente.
- Exigimos que o CrossFit crie uma equipe de segurança independente para colaborar com a PFAA de forma contínua.
- Exigimos que Dave Castro seja removido de sua posição na equipe de esportes.
Essas demandas refletem os passos imediatos necessários para começar a restaurar a confiança dos atletas no esporte do CrossFit. A PFAA também está ciente de que mais deve ser feito para mudar a cultura e a direção estratégica deste esporte para garantir seu futuro, e isso levará tempo.