PFAA faz exigências ao CrossFit após incidente fatal, incluindo a saída de Dave Castro

Hoje, a Associação Profissional de Atletas de Fitness (PFAA – do inglês Professional Fitness Athletes Association) fez uma série de exigências à organização do CrossFit após a morte do atleta Lazar Đukić. A PFAA, que representa os atletas que competem nos CrossFit Games, expressou sua preocupação com a falta de transparência e segurança no esporte.

Numa entrevita à Mens Health, Brent Fikowski, presidente da associação disse: “Meu amigo morreu nos CrossFit Games. Agora, nós exigimos mudanças”. Em um comunicado oficial, a PFAA destacou três demandas principais para a organização do CrossFit:

  1. Mudança na Liderança: A PFAA também pediu a remoção de Dave Castro de sua posição na equipe de esportes, o que sinaliza uma necessidade de mudança na liderança e abordagem dentro da organização.
  2. Transparência: A PFAA exige que o CrossFit forneça um nível apropriado de transparência sobre a investigação em torno da morte de Lazar Đukić. A associação quer garantias de que as mudanças necessárias serão implementadas para proteger todos os atletas no futuro.
  3. Segurança: A criação de uma equipe de segurança independente para trabalhar em conjunto com a PFAA foi outra exigência central. A intenção é que essa equipe ajude a monitorar e garantir a segurança dos atletas de forma contínua.

Essas demandas foram assinadas pelo comitê da PFAA que inclui: Annie Thorisdotti, Brent Fikowski, Pat Vellner, Dina Swift, Fee Saghafi, Leeverne Engelbrecht, Royce Dunn e Victória Campos. Vale lembrar que Lazar Đukić e Luka Đukić faziam parte da PFAA. Esse é um momento crítico para o esporte, e todos os olhos estão voltados para as próximas ações da organização. Veja a tradução da carta a seguir:

A PFAA representa os interesses dos atletas que competem na temporada do CrossFit Games. O esporte é baseado no princípio de que os atletas não conhecem todos os detalhes dos eventos em que participam, mas sempre assumimos que, se algo desse errado, eles nos salvariam. Estávamos errados.

  1. Exigimos um nível apropriado de transparência entre o CrossFit e a PFAA em relação à investigação de terceiros sobre a morte de Lazar Đukić e as mudanças subsequentes feitas para proteger todos os atletas daqui para frente.
  2. Exigimos que o CrossFit crie uma equipe de segurança independente para colaborar com a PFAA de forma contínua.
  3. Exigimos que Dave Castro seja removido de sua posição na equipe de esportes.

Essas demandas refletem os passos imediatos necessários para começar a restaurar a confiança dos atletas no esporte do CrossFit. A PFAA também está ciente de que mais deve ser feito para mudar a cultura e a direção estratégica deste esporte para garantir seu futuro, e isso levará tempo.

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Pular para o conteúdo