CrossFit e Hyrox

Ele é chamado de “Fitness Racing”, a corrida do fitness. Criado em 2017 na Alemanha, Hyrox é uma competição fitness que combina corrida e exercícios funcionais. São ao todo 8 km de corrida intercalado, a cada km, com 8 estações de exercícios funcionais.  Hyrox também é uma metodologia de treinamento com suas especificidades, regras e com o evento “Hyrox: Fitness Racing” sendo o estímulo necessário para novas adesões ao programa. O certo é que quando começou a figurar nas redes sociais muito se foi falado e muitos box de CrossFit começaram a utilizar a metodologia. Contudo, talvez tenhamos que entender com mais clareza a ideia para que possamos aproveitar os benefícios que o programa traz.

Quando se compara CrossFit e Hyrox vemos que temos algo em semelhança, mas também muita discordância.
CrossFit não visa uma periodização de treinamento para turmas regulares, já o Hyrox tem em seu programa a base do treinamento desportivo de Leev P. Matveev e Tudor Bompa. Afinal, existe o momento de pico de performance que são as corridas Hyrox. Base, Pace, Accelerate, Prime e Race são os nomes usados para caracterizar cada fase do treinamento.Na CrossFit isso só acontece no ambiente competitivo, quando a própria marca somente fala de periodização no curso para competidores.

Em semelhança, vemos que ambos se preocupam com condicionamento amplo geral e inclusivo. Amplo por ter variação – mesmo que no Hyrox a proposta seja movimentos mais simples, existe uma grande variação. Geral, pois não é somente um treinamento de endurance por mais que sua principal valência física claramente seja o endurance cardiovascular. Treinos de força e resistência também estão englobados no programa. Inclusivo pelo fato de em ambas competições, idades e níveis de treinamento são levados em consideração. Dessa forma vejo que podemos utilizar as duas metodologias ao mesmo tempo, mas claro que estruturando bem a sua programação.

Agora vejamos em relação ao mercado brasileiro, tendo em vista que a aceitação na Europa foi meteórica.
Na grande maioria, os alunos de CrossFit não gostam de correr. As corridas Hyrox são baseadas em 8km de corrida. Isso não quer dizer que todo treinamento terá corrida, mas já vejo aqui como uma ponto negativo pela aceitação de alunos do CrossFit migrarem pro Hyrox ou fazer os dois juntos.

Uma das adaptações necessárias para que tenha maior aceitação do público tanto novo quanto do CrossFit é a utilização de ergômetros com variação : Ski erg , Bike Erg, Remo, Air Bike e Air Runner. No entanto, isso tem um custo alto e talvez não chegue a grande massa de pessoas por aqui. Mas vale salientar que só em 2023, mais de 90000 atletas disputaram uma das 40 etapas pelo mundo do evento.

Acredito, contudo, que a popularização do Hyrox no Brasil só vai ocorrerr após a chegada ou início de inúmeras competições do tipo nacionais e regionais, assim como foi o CrossFit no Brasil. Isso é ainda mais difícil nesse caso, tendo em vista que o alto número de ergômetros utilizados na competição requer bons parceiros e empresas que estejam dispostos a apostar no mercado.

O certo é que o CrossFit parece ter atingido um platô e, por isso, o Hyrox pode ser uma boa opção pra aumento de adesão em boxes de CrossFit. Afinal, mesmo que seja utilizado apenas como uma aula extra, pode trazer inúmeros benefícios. Esperemos o desenrolar dessa história e que tenhamos é mais pessoas saindo do sofá para treinar Hyrox E/OU CrossFit

Joao Neto
CrossFit Level 2
HYROX365 Foundation Course

Artigos relacionados

Subscribe for notification
Pular para o conteúdo